terça-feira, 28 de outubro de 2008

Novo secretário de Saúde pretende ir ao MT estudar táticas contra dengue

Dohmann foi apresentado nesta tarde pelo prefeito eleito Eduardo Paes.
Secretário estadual de Saúde também deve participar da viagem.

Dório Victor Do G1, no Rio

Ampliar Foto Foto: Dório Victor / G1

Foto: Dório Victor / G1

O novo secretário de Saúde do Rio, Hans Fernando Rocha Dohmann, disse na tarde desta terça-feira (28) que pretende ir ao Mato Grosso para ver como a dengue foi controlada no estado. Ele ressaltou que o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, o acompanhará nesta viagem.
“Mato Grosso de fato tem uma experiência epidemiológica excepcional, com uma previsão do que se espera do comportamento do vetor meses à frente. Em função disso eles conseguem uma programação melhor de prevenção da epidemia e um resultado melhor à população”, disse.

Dohmann foi apresentado pelo novo prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante uma entrevista coletiva realizada nesta tarde em Copacabana, na Zona Sul. Doutor em medicina pela UFRJ, ele era desde 2007 o diretor do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

Conversa com atual secretário

Dohmann ressaltou que o primeiro passo contra a dengue será conversar com o atual secretário municipal da Saúde, Jacob Klingermann, para saber como a dengue está sendo combatida na atual gestão.
“Vamos tentar trocar o pneu de uma bicicleta com ela andando”, disse.

O novo secretário informou também que pretende equipar alguns postos de saúde para diagnosticar mais rápida a doença na população. No entanto, ele ressalta que estas implementações dependerão do processo de transição.
Dohmann ressaltou que, até o final da semana que vem, ele pretende instalar o Gabinete Integrado de Combate à Dengue, que unirá ações de diversas secretarias em prol do controle da doença no estado. O gabinete vai unir ações de diversas secretárias.

UPAs

Quanto à construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), uma das principais promessas de campanhas de Eduardo Paes, Dohmann informou que precisar avaliar os recursos destinados à Saúde para poder definir em que velocidade se dará a implantação das novas unidades logo no primeiro ano de governo.
“Mas baseado na experiência da Secretaria estadual de Saúde, que implementou 20 UPAs, não vejo num primeiro momento motivos para imaginar que essas metas lançadas pelo prefeito não sejam alcançadas”, disse.
Dohmann explicou que a contratação de pessoal dependerá da realização de concurso público. Ele também informou que, num primeiro momento, o governo terá de continuar trabalhando com cooperativas.

 

Nenhum comentário: