domingo, 12 de outubro de 2008

Carminha Jerominho foi eleita sem filiação partidária, diz TRE

Tribunal diz ainda que vereadora eleita corre o risco de não se diplomar.
Carminha estava presa nas eleições por suposto envolvimento com milícia.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo


O Tribunal Regional Eleitoral explicou, neste sábado (11), que a vereadora eleita Carminha Jerominho (PT do B) corre o risco de não se diplomar, em janeiro de 2009. Carminha, que foi eleita mesmo presa, acusada de envolvimento com uma milícia, não teria respeitado o prazo mínimo de um ano antes das eleições para a filiação partidária. Ela teria sido eleita sem filiação partidária, o que é proibido pela Constituição.

VIsite o site do RJ TV

O TRE informou ainda que o nome de Carminha Jerominho não estava na lista enviada pelo PT do B em novembro do ano passado. Por isso, o Tribunal entendeu que a filiação de Carminha é irregular.
Mas a vereadora eleita diz não estar preocupada com a questão.

“Quanto a eu ser empossada, eu acho pouco provável. Está tudo certo”, disse nesta tarde.

Cabe ao Ministério Público ou a qualquer partido entrar com o recurso no TRE pedindo a não diplomação da candidata, o que não ocorreu até sexta-feira. Assim, os seus votos ficam para o partido e o primeiro suplente de sua coligação se elege em seu lugar.

Eleita mesmo presa

Carminha Jerominho, do PT do B, chegou ao Rio na manhã deste sábado após ser solta do presídio de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. A vereadora eleita estava presa desde o dia 29 de agosto por suspeita de envolvimento com milícia no Rio e crimes eleitorais. Ela nega todas as acusações

Ela teve a prisão temporária revogada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) na noite de quinta-feira (9). Segundo a decisão da desembargadora Maria Helena Cisne, com o fim da disputa municipal a prisão de Carminha não mais se justificaria.

Nenhum comentário: