terça-feira, 28 de outubro de 2008

Filha de mulher morta a tiros continua em estado grave

Irmã recém-nascida respira com auxílio de aparelhos.
Mãe foi morta a tiros no domingo (26), na Zona Oeste.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

A Secretaria municipal de Saúde informou, na noite desta terça-feira (28), que a filha de 4 anos da mulher que morreu baleada na Zona Oeste, no domingo (26), perdeu o olho esquerdo. A criança foi baleada no rosto e permanece internada em estado grave no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio de Janeiro.
De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, a menina passou por uma cirurgia durante a madrugada de domingo (26), e segue internada no CTI infantil da unidade.

A irmã recém-nascida permanece internada em estado gravíssimo no Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, na Zona Oeste. A Secretaria estadual de Saúde explicou que o bebê respira com o auxílio de aparelhos, e está internado na UTI neonatal da unidade hospitalar.

A mãe das crianças, Bianca Freitas Layola, de 22 anos, estava grávida de 9 meses quando foi baleada e morreu.

Os médicos conseguiram fazer o parto da menina, que ainda não tem nome, mas, segundo a Secretaria, teve uma asfixia grave. Ela foi levada primeiro para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, também Zona Oeste, e depois transferida para o Rocha Faria.

O corpo de Bianca Freitas Loiola foi enterrado às 10h desta terça-feira (28) no Cemitério do Murundu, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Como foi o crime

Segundo a polícia, traficantes da Vila Vintém, na Zona Oeste, foram até sua casa cobrar uma dívida do marido. O homem não estava no local, e os criminosos atiraram contra Bianca, que estava grávida, e uma outra filha, que teria 4 anos.
A jovem não conseguiu resistir aos ferimentos e morreu no Hospital Albert Schweitzer. A filha foi baleada no rosto, e transferida em estado grave para o Hospital Souza Aguiar, no Centro. O caso foi encaminhado para a 33ª DP (Realengo).

Polícia vai intimar Dado Dolabella e Luana Piovani por agressão

Atriz será testemunha de camareira que teria sido ferida por ator.
Segundo delegado, se lesão for grave, ele pode pegar 5 anos de prisão.

Alícia Uchôa Do G1, no Rio

Ampliar Foto Foto: Custodio Coimbra / Ag. O Globo Foto: Custodio Coimbra / Ag. O Globo

Esmê de Souza teve luxação nos dois pulsos ao ser empurrada (Foto: Custodio Coimbra / Ag. O Globo)

A polícia do Rio pretende intimar ainda esta semana os atores Luana Piovani e Dado Dolabella. Ele é acusado de agressão pela camareira de Luana, Esmeralda de Souza, de 62 anos, quando tentava apartar uma briga do casal. A atriz deverá ser ouvida como testemunha.

Época: Dado quebra portas de seu apartamento
Em seu depoimento, Esmê, como a camareira é conhecida, conta que presenciou uma discussão entre os dois na madrugada de quinta-feira (23) na boate 00, na Zona Sul do Rio.

Ao tentar acalmar os ânimos, relata, ela teria sido empurrada por Dado e jogada contra a parede. Ainda de acordo com Esmê, foram os seguranças da casa que conseguiram conter o rapaz.

Pena pode chegar a 5 anos

A camareira, que tem apenas 42 kg, precisou ser levada a um hospital, onde imobilizou os dois braços devido a luxações nos punhos, resultado do impacto da queda.

“Se ela ficar 30 dias sem poder exercer suas funções normais, a lesão vai ser considerada grave e ele vai poder pegar de 1 a 5 anos de prisão”, explicou o delegado Gustavo Valentini, da 15ª DP (Gávea), onde o caso foi registrado.
Na última segunda-feira (27) Luana anunciou o término do noivado. Os dois já haviam namorado antes e, depois de um ano separados, reataram em maio deste ano. Em seu blog, a atriz se diz aliviada com o fim do relacionamento.
“Ufa! Escrevo aqui para dizer que me livrei duma roubada... Ia me casar com alguém que não conhecia... Deus, como sempre, me protegeu. Então é isso, fica aqui meu suspiro de alívio e minha profunda tristeza em ver minha amada camareira, Esme, de braços imobilizados...”, disse ela em seu diário virtual.

Procurada pelo G1, Luana Piovani disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que, se intimada, irá comparecer à delegacia. Dado Dolabella ainda não foi encontrado por nossa equipe.

O Globo: Camareira registra queixa de agressão contra Dado Dolabella

Após fuga de suspeito de integrar milícia, diretor de presídio é exonerado

 

Ricardo Batman seria um dos principais matadores de quadrilha, diz polícia.
Secretário admitiu que houve facilitação na fuga de Batman.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

A Secretaria de Administração Penitenciária afirmou na noite desta terça-feira (28) que o diretor de Bangu 8, na Zona Oeste do Rio, Luiz Henrique Burgos, foi exonerado. A decisão sai após a fuga do ex-policial militar Ricardo Carvalho dos Santos, conhecido como Ricardo Batman, que fugiu do presídio na madrugada desta terça-feira (28). Segundo a polícia, ele é um dos principais matadores da milícia que atua em Campo Grande, também na Zona Oeste.

Visite o site do RJ TV


No fim da tarde, a Secretaria de Administração Penitenciária convocou a imprensa para dar explicações sobre o caso. O secretário de Administração Penitenciária, Cesar Rubens Monteiro, admitiu que houve facilitação na fuga de Batman, e que quando foi alertado sobre a possibilidade da fuga pelo serviço reservado da PM tentou reforçar a segurança no presídio, mas não conseguiu.
Fontes da polícia e da própria Secretaria informaram que o acusado fugiu pela porta da frente da penitenciária de segurança máxima Ainda de acordo com as fontes, pelo menos três homens teria ido até o presídio com um carro que seria clonado da Polícia Civil e levaram Batman. Pela lei, apenas a Secretaria de Administração Penitenciária poderia fazer a movimentação de presos.

Preso por homicídio

Ricardo Batman estava na cadeia desde agosto de 2007. Ele foi preso em flagrante depois de matar duas pessoas e tentar assassinar um policial militar no município de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.
Batman faria parte do mesmo grupo do deputado estadual sem partido Natalino Guimarães, do vereador licenciado Jerominho Guimarães (PMDB), e dos filhos de Jerominho, a vereadora eleita Carminha Jerominho (PT do B) e Luciano Guinâncio Guimarães.
Apenas Carminha não está presa. Ela foi libertada há duas semanas, depois de passar um mês no presídio de Catanduvas, no Paraná. Todos negam as acusações.
Segundo as investigações, a milícia conhecida como Liga da Justiça domina várias comunidades em Campo Grande e explora serviços como a venda de gás e o transporte alternativo e a transmissão ilegal de TV por assinatura.
A quadrilha seria responsável por dezenas de assassinatos na região.

Morte de diretor de Bangu 3

A fuga em Bangu 8 acontece menos de duas semanas após a morte do diretor de Bangu 3. Sessenta tiros foram disparados contra o carro do tenente-coronel José Roberto do Amaral Lourenço, segundo a perícia oficial.

Mesmo com o assassinato, o governo do estado divulgou nota dois dias depois afirmando que o secretário de Administração Penitenciária do Rio, Cesar Rubens Monteiro, permanecia no cargo.

Novo secretário de Saúde pretende ir ao MT estudar táticas contra dengue

Dohmann foi apresentado nesta tarde pelo prefeito eleito Eduardo Paes.
Secretário estadual de Saúde também deve participar da viagem.

Dório Victor Do G1, no Rio

Ampliar Foto Foto: Dório Victor / G1

Foto: Dório Victor / G1

O novo secretário de Saúde do Rio, Hans Fernando Rocha Dohmann, disse na tarde desta terça-feira (28) que pretende ir ao Mato Grosso para ver como a dengue foi controlada no estado. Ele ressaltou que o secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, o acompanhará nesta viagem.
“Mato Grosso de fato tem uma experiência epidemiológica excepcional, com uma previsão do que se espera do comportamento do vetor meses à frente. Em função disso eles conseguem uma programação melhor de prevenção da epidemia e um resultado melhor à população”, disse.

Dohmann foi apresentado pelo novo prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante uma entrevista coletiva realizada nesta tarde em Copacabana, na Zona Sul. Doutor em medicina pela UFRJ, ele era desde 2007 o diretor do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

Conversa com atual secretário

Dohmann ressaltou que o primeiro passo contra a dengue será conversar com o atual secretário municipal da Saúde, Jacob Klingermann, para saber como a dengue está sendo combatida na atual gestão.
“Vamos tentar trocar o pneu de uma bicicleta com ela andando”, disse.

O novo secretário informou também que pretende equipar alguns postos de saúde para diagnosticar mais rápida a doença na população. No entanto, ele ressalta que estas implementações dependerão do processo de transição.
Dohmann ressaltou que, até o final da semana que vem, ele pretende instalar o Gabinete Integrado de Combate à Dengue, que unirá ações de diversas secretarias em prol do controle da doença no estado. O gabinete vai unir ações de diversas secretárias.

UPAs

Quanto à construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), uma das principais promessas de campanhas de Eduardo Paes, Dohmann informou que precisar avaliar os recursos destinados à Saúde para poder definir em que velocidade se dará a implantação das novas unidades logo no primeiro ano de governo.
“Mas baseado na experiência da Secretaria estadual de Saúde, que implementou 20 UPAs, não vejo num primeiro momento motivos para imaginar que essas metas lançadas pelo prefeito não sejam alcançadas”, disse.
Dohmann explicou que a contratação de pessoal dependerá da realização de concurso público. Ele também informou que, num primeiro momento, o governo terá de continuar trabalhando com cooperativas.

 

domingo, 26 de outubro de 2008

Contagem regressiva para o verão

 

 

Gislandia Governo

Rio - Faltam dois meses para o verão. Portanto, é hora de buscar a boa forma para chegar com tudo em cima na estação. Clínicas de estética apostam em tratamentos de choque e equipamentos que prometem reduzir medidas e amenizar problemas como celulite e flacidez, as grandes vilãs da estética feminina.
A primavera é o momento ideal para intensificar a proteção da pele e dos cabelos, que sofrem agressões do sol e do mar. “A pele e os fios ficam mais ressecados. Os cuidados se baseiam na hidratação profunda e proteção solar”, avisa a dermatologista Fernanda Paraná.
“A perda de umidade traz, como conseqüência, o aparecimento de rugas e a redução da elasticidade, por isso é essencial”, completa a médica.
De acordo com Fernanda, fazer esfoliações no rosto e no corpo também ajuda a deixar a pele mais fina e saudável para enfrentar os agentes naturais. “E no verão, quando a radiação é muito mais intensa, o filtro solar deve ter, no mínimo, fator de proteção 30”, destaca.
Já nos cabelos podem ser aplicados xampus e cremes hidratantes com filtro solar na composição. “Processos químicos como alisamentos e relaxamentos devem ser evitados na estação do calor, pois só aumentarão o ressecamento dos fios”, alerta a dermatologista Patrícia Vieira de Mello.
TECNOLOGIA DE PONTA A FAVOR DA BELEZA
Aparelhos que prometem reduzir medidas, acabar com a celulite e a flacidez, tonificar músculos e drenar líquidos. Não faltam novidades de última geração para quem quer soluções rápidas diante da proximidade do verão. É o caso da modelo Amanda Gabriella, que recorreu ao aparelho Physioplate, novidade na Clínica Pazos para reduzir a gordura localizada. “Estou sem tempo para me exercitar. Já fiz quatro sessões e o resultado se compara com dois meses de malhação”, diz. A ação é semelhante a do aparelho Direduxi, da Clínica Dicorp. Já a apresentadora Fernanda Pontes testou e aprovou o equipamento Cellutec, contra celulite, da Clínica Slin. “Estou adorando o resultado”.
TRATAMENTOS
A dermatologista Fernanda Paraná lembra que as unhas sofrem com os efeitos do verão. “Elas ficam mais frágeis, podendo descamar. O ideal é passar bases fortificantes, com vitamina E”. Para destacá-las, Caroline Feitosa, manicure do salão Walter’s Coiffeur, avisa: “Esmalte vermelho coral será tendência”. Para os cabelos, os salões apostam em tratamentos como Photon Brush, escova que emite fótons de luz azul e age na fibra dos cabelos. Já a máscara capilar Q10, do Espaço Longevitá, tem enzima especial para ajudar no crescimento dos fios.

O DIA Online

Eduardo Paes é eleito prefeito do Rio de Janeiro

 

 

Candidato do PMDB bateu Fernando Gabeira (PV) em disputa acirrada.
Ele teve 50,83% dos votos válidos, contra 49,17% do rival.

Do G1,

O candidato do PMDB, Eduardo Paes, foi eleito prefeito do Rio de Janeiro, segundo os dados do TSE. Paes derrotou Fernando Gabeira (PV) em uma disputa acirrada, com algumas "viradas" durante a apuração.

A definição do resultado só ocorreu na parcial de 19h09, com 99,2% das seções apuradas.

Com 100% das urnas apuradas às 20h26, Paes teve 1.696.195 votos (50,83% dos votos válidos), contra 1.640.979 (49,17%) de Gabeira.

Veja fotos do dia da eleição no Rio

Gabeira admitiu a derrota cerca de dez minutos depois de o resultado ter sido anunciado pelo tribunal.

Em entrevista (assista no vídeo ao lado), ele disse estar muito "agradecido ao Rio de Janeiro". Gabeira afirmou que iria telefonar para Paes para parabenizá-lo pela vitória.

“Fui apenas o intérprete da mensagem do povo do Rio de Janeiro não apenas a seus políticos, mas para os políticos de todo o Brasil", afirmou Gabeira na entrevista.

Ele disse que a derrota é "enriquecedora" e que não a considera um "balde de água fria".

Gabeira criticou a campanha "suja", como o uso de panfletos apócrifos e boatos sobre sua candidatura, e disse que vai organizar a sociedade e a iniciativa privada para tentar resolver problemas da cidade, como os focos de dengue.

Cabral e Lula

Paes apareceu para celebrar a vitória ao lado do governador do estado, Sérgio Cabral, a quem dedicou a vitória no segundo turno. Abraçado ao governador, Paes agradeceu também ao presidente Lula, e disse que o povo do Rio verá um trabalho de parceria entre o governo federal e a prefeitura.

Em entrevista à TV Globo (assista ao lado), Paes disse que sua missão agora é unir o Rio de Janeiro para governar para todos os cariocas.

Ele disse que seu primeiro ato como prefeito deve ser acabar com a aprovação automática nas escolas.

Paes voltou a agradecer a Cabral e principalmente ao presidente Lula. Ele disse que a população do Rio pode esperar ter presidente, governador e prefeito "trabalhando juntos".

Leia também: Paes elogia Gabeira e diz que quer começar transição logo

Eduardo da Costa Paes nasceu em 14 de novembro de 1969, no Rio de Janeiro. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RJ), o peemedebista é casado e tem dois filhos.

Paes começou sua carreira política em 1993, quando assumiu a subprefeitura de Jacarepaguá e da Barra, na primeira gestão do prefeito César Maia, seu ex-aliado político. Em 1996, na época do PFL, foi o vereador mais votado do Rio de Janeiro, com 82.418 votos.
Ainda no PFL, elegeu-se deputado federal em 1998 com 117.164 votos. Quatro anos depois, foi reeleito com 186.221 votos. Em 2006, Eduardo Paes concorreu ao governo do Rio pelo PSDB, mas obteve só 5,3% dos votos válidos.

Editoria de Arte/G1

Em 2007, foi convidado pelo governador Sérgio Cabral (PMDB) para assumir a secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. Em outubro desse mesmo ano, Paes trocou o PSDB pelo PMDB e, com o apoio do próprio Sérgio Cabral, foi escolhido candidato do partido à Prefeitura do Rio.

No primeiro turno, Eduardo Paes venceu na maioria das zonas eleitorais da capital fluminense e terminou na primeira posição, com 31,98% dos votos válidos (1.049.019), superando por mais de 200 mil votos o adversário Fernando Gabeira (PV), que obteve 839.994 votos (25,61%).

Em 2008, o Rio de Janeiro teve o segundo maior orçamento entre as cidades brasileiras, com R$ 10,9 bilhões. Em 2007, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população da capital fluminense chegava a 6.093.472.

Veja os resultados no município

G1 > Eleições 2008

Ladrões roubam carro e bloqueiam acesso à Ponte com outro veículo

 

 

Eles fugiram em direção à Avenida Brasil, onde roubaram um Meriva.
Segundo a PRF, nove pessoas foram vítimas da ação dos criminosos.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo


Seis homens em um Astra e uma caminhonete roubaram um Fiat Palio e a chave de um Palio Weekend na noite de sábado (25) na Alameda São Boa Ventura, no acesso à Ponte Rio-Niterói, no sentido Rio. Na fuga, os suspeitos foram em direção à Avenida Brasil, onde roubaram um outro carro. Dessa vez, o veículo escolhido foi um Meriva. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ainda segundo a polícia, nove pessoas foram vítimas da ação dos criminosos. Além dos veículos roubados, também foram levados objetos pessoais das vítimas, como celulares, cartões de crédito e dinheiro.

Depois de roubar o primeiro veículo, os suspeitos bloquearam a pista com outro carro e levaram a chave dele. Com o veículo parado na via, muitos carros tiveram dificuldade de passar, o que atrapalhou a ação da polícia.

A polícia informou que os roubos aconteceram por volta das 19h30. Agentes da PRF e do Batalhão de Niterói foram chamados para tentar localizar os criminosos, mas nenhum suspeito foi encontrado. Pouco depois de roubar o Meriva na Avenida Brasil, os suspeitos abandonaram o veículo e fugiram.

Segundo a PRF, o caso foi encaminhado para a 76ª DP (Niterói).

Onda de violência em Niterói

Cerca de 10 homens armados assaltaram um edifício em Niterói, na Região Metropolitana do Rio na noite de quinta-feira (23). A 77ª DP (Icaraí) informou que os suspeitos assaltaram cerca de 20 moradores e invadiram três apartamentos. Segundo o coronel Ricardo Pacheco, do 12º BPM (Niterói), os suspeitos conheciam a planta do prédio e também a movimentação dos moradores do local.

Na madrugada de sexta-feira (24), criminosos assaltaram lojas de um shopping  em Niterói. Dois suspeitos renderam o vigia na Avenida Quintino Bocaiúva e assaltaram três estabelecimentos. Os criminosos conseguiram fugir.

Cidade com um dos melhores índices de qualidade de vida do país – de acordo com a Fundação CIDE (Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro) -, Niterói tem sofrido com sucessivos assaltos.

Dois policiais militares são mortos na Zona Oeste do Rio

 

 

 

Corpos foram encontrados em diferentes pontos de Campo Grande.
Polícia Militar não sabe se crimes têm relação.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo


Dois policiais militares foram mortos na madrugada deste sábado (25) em diferentes pontos do bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. As informações são da Polícia Militar, que não confirma se as duas mortes têm relação.
Segundo a polícia, o primeiro caso aconteceu na Rua Codorna. O soldado Wallace Pimenta Vitorino, que trabalha no Batalhão de Choque, mas estava de folga, foi morto a tiros quando chegava em casa. O crime aconteceu por volta das 3h. Wallace foi baleado quando abria o portão de casa. Testemunhas informaram que o suspeito estava num carro e fugiu logo em seguida ao crime.
Três horas depois, um soldado do 2º BPM (Botafogo) foi encontrado morto ao lado de seu carro, um Pólo preto, também próximo à sua casa, perto da fábrica da Michelin. As informações foram confirmadas pela PM. A vítima foi identificada como Edson Amaral da Costa Júnior. O suspeito fugiu sem deixar pistas.
Procurada pelo G1, a 35ª DP (Campo Grande), que investiga os casos, não quis comentar sobre os crimes.

 

 

 

 

 

G1 > Edição Rio de Janeiro

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Lindemberg diz que só atirou depois que polícia invadiu


Santo André

Lindemberg Alves, 22 anos, afirmou a sua nova advogada que só disparou os tiros depois que a polícia invadiu o apartamento onde ele mantinha a ex-namorada e uma amiga dela reféns, em Santo André. De acordo com a advogada que assumiu o caso nesta segunda-feira, Ana Lúcia Assadi, o jovem não sabe que Eloá morreu. Quando perguntou por ela, foi informado apenas que a garota está internada em estado grave.

Ana Lúcia Assadi assumiu o caso nesta segunda e foi visitar Lindemberg no Centro de Detenção Provisória de Pinheiros (CDP), na Zona Oeste de São Paulo. A advogada chegou por volta de 8h20 e saiu às 9h. Ela pediu a Lindemberg que fizesse uma declaração de próprio punho afirmando que ele teme pela sua integridade. O acusado mantém a greve de fome. Desde que chegou ao CDP ele não comeu nada.

Cárcere Privado
Lindemberg Alves, 22 anos, invadiu o apartamento da família da ex-namorada Eloá, na tarde de segunda-feira. Ela estava acompanhada da amiga Nayara e de dois colegas de escola. Eles fariam um trabalho para aula quando todos foram rendidos.

Lindemberg libertou os dois adolescentes na segunda-feira e Nayara na terça-feira, após mantê-la no apartamento por 33 horas. O seqüestro foi motivado pela recusa de Eloá em reatar o namoro. Na quinta-feira, Nayara voltou ao apartamento onde estavam Lindemberg e Eloá e saiu ferida com um tiro na boca no desfecho.

Médicos decretaram a morte cerebral de Eloá às 23h30 deste sábado. Os órgãos foram liberados para doação pela família. Lindemberg responderá por homicídio e dupla tentativa de homicídio, segundo a polícia.

Confira lista de motoristas suspensos pelo Detran

 

Rio - Conforme lista publicada, nesta segunda-feira, no Diário Oficial do Estado do Rio, o Detran suspendeu 4.940 carteiras de motoristas.

Os motoristas já tiveram todas as possibilidades de defesa esgotadas e devem entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao departamento.

Cinco estão com o direito de dirigir suspenso, mas ainda têm chance de recorrer à Junta de Recursos de Infração (Jari) do Detran. Além destes 4.945, outros 921 condutores encontram-se na primeira fase do processo e podem apresentar defesa prévia em até 15 dias.

Veja as listas:

Clique aqui

Clique aqui

Governo do RJ instala cabine blindada da PM na Zona Norte

 

Unidade é equipada com ar-condicionado, banheiro, microondas e frigobar.
Outras quatro cabines foram instaladas no subúrbio e na Linha Vermelha.

Do G1, no Rio

A Secretaria estadual de Segurança instalou, nesta segunda-feira (20), uma cabine blindada da Polícia Militar na Rodovia Radial Oeste, em frente à estação do Metrô, no Maracanã, Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo o órgão, o modelo é parecido com a que foi inaugurada no Leme, na Zona Sul, em 2007. A nova unidade de vigilância é equipada com ar-condicionado, banheiro químico com pia, forno microondas e frigobar.

Guilherme Pinto/Ag. O Globo

A nova unidade de vigilância é equipada com ar-condicionado, banheiro químico com pia, forno microondas e frigobar. (Foto: Guilherme Pinto/ Ag. O Globo)

De acordo com a Polícia Militar, cada cabine pesa 4,5 toneladas, tem 3,48 metros de comprimento, 2,65 metros de altura e 2,44 de largura. Antes, no local onde foi instalada a unidade do 6º BPM (Tijuca), havia apenas uma viatura que ficava parada fazendo a segurança da região.

Outras duas cabines foram instaladas na Avenida Monsenhor Alves da Rocha, no Largo da Penha, na Penha, subúrbio, e na Rua Leopoldo Rego, em Olaria, também no subúrbio.

 

Segundo a Secretaria de Segurança, outras quatro cabines serão instaladas nos próximos dias: duas na Linha Vermelha, perto do Parque Alegria, uma no entroncamento com a Rodovia Washington Luís, altura da Favela do Timbau, e a última no encontro da Estrada Velha da Pavuna com a Linha Amarela.

Facção criminosa ordenou morte de diretor de Bangu 3, diz Sindicato

 

Segundo presidente do órgão, ordem veio do presídio de Catanduvas, PR.
Visitas em unidades onde estejam presos da facção devem ser suspensas.

Cláudia Loureiro Do G1, no Rio

O presidente do Sindicato dos servidores do sistema penal, Francisco Rodrigues atribuiu a morte do diretor de Bangu 3, tenente-coronel José Roberto do Amaral Lourenço a uma facção criminosa.

"Não tenho dúvidas que a ação foi determinada, orquestrada e comandada pela liderança do Comando Vermelho. A ordem é nos assassinar em série”, disse ele.


Segundo Rodrigues, a medida foi descoberta por meio de uma interceptação telefônica feita pela 22ª DP (Penha), durante investigação de rotina. Ele informou também que a morte do diretor foi um recado para o governo. A ordem, segundo ele, teria partido de Catanduvas, no Paraná, e não do Rio. “Ninguém no Rio tinha poder para ordenar essa morte”, garante Rodrigues.

Ele afirma ainda que o homem mais influente atualmente na facção criminosa é Marcinho VP, que cumpre pena junto com Fernandinho Beira-Mar em Catanduvas. “Ele (Marcinho VP) participou efetivamente disso. Beira-Mar é o que tem mais dinheiro, mas o mais influente é Marcinho VP.

Visitas suspensas

Segundo Rodrigues, a resposta à morte do diretor vem nos próximos dias. O Sindicato pretende suspender as visitas em unidades onde estejam presos ligados ao grupo criminoso nas próximas 72 horas.

A suspensão tem como objetivo pressionar o governo a garantir a segurança de quem trabalha no sistema carcerário. “O mínimo que a gente espera é que o governo facilite o acesso ao armamento para nossa defesa. Exijo uma arma na cintura de cada agente penitenciário para sua defesa”.

Ele explica que dentro dos presídios os agentes não são autorizados a usar armas. Quando há necessidade de repressão são usadas bombas de gás lacrimogêneo, cassetetes, choques elétricos e balas de borracha.
Rodrigues diz que só este ano, oito agentes penitenciários morreram no estado do Rio. “É muito fácil reconhecer um agente penitenciário. Eu não vou a nenhum lugar que tenha aglomeração de pessoas porque é um risco”.
O presidente estima que, em média, 17 agentes penitenciários morram por ano no estado do Rio. Segundo ele, há 3.400 agentes em exercício, que cuidam de 26 mil presos em 44 presídios no estado. Desses 3.400, apenas mil têm armas e coletes à prova de balas.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio, mas ainda não recebeu resposta.

Suspeito de matar empresário Arthur Sendas diz que tiro foi acidental

 

 

Empresário foi morto na madrugada de segunda em seu apartamento.
Motorista que trabalhava há dez anos na família é o principal suspeito.

Do G1 no Rio, com informações da TV Globo

O principal suspeito de matar o empresário Arthur Sendas disse em depoimento na noite desta segunda-feira (20) que a morte de Sendas foi um acidente. O motorista Roberto Costa Junior, de 28 anos, se entregou no fim desta tarde na chefia da Polícia Civil, no Centro do Rio. Roberto teve a prisão temporária de 30 dias decretada ainda na tarde desta segunda.

Assista a uma entrevista do suspeito para "O Globo"

“Eu estava com minha arma registrada na cintura, eu estava de short, a arma escorregou e caiu no chão. Quando eu fui pegar a arma ele a segurou junto comigo e fiquei tentando tirar a arma e no que eu puxei, a arma disparou. Fiquei apavorado, desesperado, e saí do prédio. Decidi me apresentar por livre e espontânea vontade porque eu não sou bandido. Não tenho que ficar fugindo nem correndo. Se foi um acidente eu não tenho porque fugir”, contou em entrevista coletiva na chefia de Polícia Civil.

Ampliar Foto Foto: Livia Bastos/G1 Foto: Livia Bastos/G1

Roberto Junior teve sua prisão temporária decretada (Foto: Livia Bastos/G1)

Segundo a polícia, Roberto contou ainda que estava acostumado a se encontrar com o empresário Arthur Sendas, mas que dessa vez, Sendas não o teria recebido bem.

“Quero pedir desculpas a família Sendas, porque realmente o que aconteceu foi uma fatalidade. Eu estava passando por problemas e como de hábito eu tinha uma liberdade com seu Arthur boa e sempre que eu tinha problemas levava diretamente a ele. No decorrer da conversa, ele me recebeu de uma forma não muito comum como ele costumava me receber e nós entramos numa discussão.”

Roberto, que era motorista de um neto do empresário, passou a ser suspeito após ser flagrado pelas câmeras de segurança entrando e saindo do prédio onde Sendas morava, no Leblon, Zona Sul do Rio.

Na madrugada desta segunda, o empresário foi atingido com um tiro na cabeça quando atendia o funcionário na porta de serviço do seu apartamento. Ele foi levado em estado grave para o Hospital Samaritano com um ferimento na cabeça, mas, segundo a assessoria de imprensa do hospital, morreu antes de ir para cirurgia.

Dez anos trabalhando para a família

“Ele era motorista do neto do Arthur havia dez anos e filho de um outro motorista, por isso, tinha acesso ao local. Ao que tudo indica, ele estava com dificuldades financeiras. A conversa durou entre cinco e dez minutos, mas não se sabe se ele exigiu dinheiro ou pediu”, explicou a delegada Bianca Araújo, da 14ª DP (Leblon).


Ainda de acordo com a polícia, o motivo que ele deu para ir ao prédio na noite de domingo é que o pai dele tinha sofrido um acidente. Mas a informação foi desmentida pelo próprio pai, que disse ainda que não tinha percebido nenhuma mudança no comportamento do filho.

Uma outra hipótese levantada pela polícia é de que o motorista temia perder o emprego já que o neto de Arthur Sendas, para quem ele trabalhava, deve ir morar nos Estados Unidos.

Investigação

Segundo o chefe de investigação do caso, Demétrio Neto, o suspeito mora em Realengo, na Zona Oeste do Rio, com esposa e filho. Ainda de acordo com Neto, a esposa contou à polícia que a família tinha problemas financeiros, mas como qualquer outra família.
O chefe de investigação contou ainda que a polícia e o Ministério Público já estão convictos da autoria do crime. Onze pessoas já foram ouvidas, entre funcionários e família. Apenas a filha e a mulher do empresário não prestaram depoimento.

Velório

O velório do empresário Arthur Sendas começou por volta das 16h desta segunda, na igreja São Judas Tadeu, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio. O governador Sérgio Cabral, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o prefeito Cesar Maia, entre outras autoridades, já haviam passado pela cerimônia até as 18h.
Para aguardar a volta de um dos filhos do empresário, que está no exterior, a missa de corpo presente mudou de 8h para 11h na terça-feira (21), no mesmo local. O horário do enterro também foi alterado para as 14h de terça-feira (21) no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul da cidade.

Temperamento conciliador

De acordo com o relações públicas da empresa, Paulo de Castro, Arthur Sendas não tinha inimigos. "Ele era uma pessoa que não se desentendia com ninguém, muito conciliador. Jogava sueca todo domingo com amigos e funcionários. Não tinha diferença entre patrão e empregado", conta Paulo.
"Estive com ele ontem (domingo) até umas 18h e ele estava numa alegria só, jogando com os amigos e esperando para ver o jogo do Vasco", completou o amigo da vítima Álvaro da Camélia.

Homenagens

A Prefeitura do Rio informou por e-mail que vai homenagear o empresário Arthur Sendas com dando o seu nome a um complexo viário na Pavuna. Segundo a nota, o Diário Oficial do Município vai publicar no dia 21 um decreto que denomina como Rótula Arthur Sendas o complexo que integra a Avenida João Goulart (Linha Vermelha) às rodovias Washington Luís e Presidente Dutra e ao Distrito Industrial da Pavuna.

O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias no estado.
"Arthur Sendas era um amigo da vida inteira. Era amigo do meu pai e eu sou amigo dos filhos dele. Fiquei muito chocado com a sua morte."

G1 > Edição Rio de Janeiro

sábado, 18 de outubro de 2008

 

Governo do RJ diz que "há fortes indícios de envolvimento" no assassinato.
Aldair da Mangueira e Ronaldinho Tabajara irão para Campo Grande (MS).

Do G1, no Rio

O juiz da Vara de Execuções Penais determinou na noite desta sexta-feira (16) a transferência de dois presos do presídio Bangu 3 para o presídio federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, por causa de "fortes indícios no envolvimento deles no assassinato do diretor do presídio", José Roberto do Amaral Lourenço.

Ele foi morto na quinta-feira (16), depois que o seu carro foi atingido por mais de 60 tiros, na Avenida Brasil, na Zona Oeste do Rio.
O pedido de transferência dos presos, Adair Marlon Duarte, conhecido como Aldair da Mangueira, e Ronaldo Pinto Lima Silva, conhecido como Ronaldinho Tabajara, foi feito pelo governo do estado.
Em nota, o governo afirmou que não vai “recuar um milímetro na política de enfrentamento sem trégua da criminalidade no Rio de Janeiro”.


A Secretaria estadual de Segurança Pública investiga se a ordem para o crime partiu de traficantes presos que foram para a solitária por determinação de José Roberto Lourenço. De acordo com a Seap, o militar, que dirigia o presídio de Bangu 3 há quatro anos, não tolerava indisciplina.

A polícia investiga, ainda, se o crime teria sido cometido por uma milícia, por policiais e até por funcionários da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), onde haveria uma briga interna.

O secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, afirmou que o assassinato está relacionado com sua função de diretor.

Alerj recebe denúncias

A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) recebeu, nesta sexta-feira (17), denúncias de que outros diretores de presídios não têm escolta. Na quinta (16), José Roberto estava sozinho quando foi alvejado.
Embora tivesse direito à escolta armada, e até mesmo um carro blindado, o tenente-coronel, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), teria dispensado a escolta nesta quinta-feira (16). No entanto, agentes penitenciários, cujos nomes foram preservados, disseram que a segurança foi retirada por ordem superior.
Um dos carros que teriam sido usados pelos criminosos foi encontrado nesta sexta-feira (17), em Magé, na Baixada Fluminense. O veículo foi levado para a perícia.
“Nós vamos agora, através de uma perícia, de um levantamento, verificar se é produto de furto ou de roubo. Essa perícia do carro é para isso também. Para colher eventuais vestígios que, por ventura, podem ter sido deixados no interior do carro”, afirmou o delegado Roberto Cardoso, responsável pelas investigações.

Cabral assina decreto para segurança de diretores

O governador Sérgio Cabral assinou, nesta sexta-feira (17), um decreto que dispõe sobre a segurança de diretores de presídios. Segundo a assessoria do governo estadual, o decreto será publicado no Diário Oficial na segunda-feira (20).
O decreto obriga os diretores a utilizarem um carro blindado, coletes à prova de balas e escolta armada. Segundo o documento, as despesas ficarão a cargo da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

Secretário critica sistema de segurança durante enterro

Foi em tom de crítica que o secretário de Administração Penitenciária do Rio, Cesar Rubens Monteiro de Carvalho, falou sobre o sistema de segurança do Rio. Ele acompanhou, na manhã desta sexta-feira (17), o enterro do corpo do diretor do presídio Bangu 3 no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste do Rio.
"O grande questionamento é como dez pessoas em dois veículos, armadas com fuzis, que são armas de guerra, executam um cidadão às 8h da manhã numa via pública", disse ele, ressaltando que não considera que o problema seja falta de policiamento.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gilson Pitta, disse que não teria o que comentar sobre as críticas do secretário ao sistema de segurança do Rio.
"Não faltou policiamento. A Avenida Brasil é uma via de trânsito rápido. A PM está sempre presente. Não será dessa vez que vamos recuar. Vamos para o enfrentamento com uma polícia ostensiva e a resposta será dada com toda sua intensidade”, disse Pitta, afirmando que a resposta ao episódio é a “busca e prisão dos marginais da lei".

Sobre a hipótese do mandante do crime ser um traficante preso de Catanduvas, o secretário afirmou que o assassinato foi planejado por algum líder do tráfico.
"Esse tipo de delito não é decidido por um traficante pé-de-chinelo. Ninguém mata ninguém no Rio de Janeiro se não houver interferência de uma liderança.

Polícia prende PMs suspeitos de fraudes em compra de carros

 

Investigação começou após prisão de agente funerário, em junho.
Grupo também estaria envolvido em milícia.

Do G1, no Rio

Quatro pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (17) em municípios da Região dos Lagos, suspeitos de tráfico de drogas, envolvimento com milícias e grupos de extermínio, além de participação em esquemas de fraude de compra e desmanche de carros. Entre os presos, segundo a Polícia Civil, estão três policiais militares. A polícia esclareceu que, além dos quatro presos, outras duas mulheres foram detidas, mas liberadas após depoimento.

Os presos e o material apreendido foram levados para a sede da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana do Rio.
Segundo o delegado Paulo Henrique da Silva Pinto, após escutas telefônicas autorizadas pela Justiça e depois da prisão de um agente funerário, a polícia conseguiu seis mandados de prisão contra um dos grupos nos municípios de São Pedro da Aldeia e Araruama – por tráfico de drogas e fraudes envolvendo compra de veículos. Outros dois mandados de prisão por extorsão e assassinato não foram cumpridos porque os suspeitos conseguiram fugir. Os dois foragidos seriam um outro PM e seu irmão.

Esquema usava documentos de mortos

Segundo o delegado, após a prisão do agente funerário, a polícia descobriu o esquema de fraude na compra de carros. O agente teria contado que falsificava documentos de mortos para que a quadrilha comprasse carros financiados em seus nomes. Os policiais usavam os veículos que, depois de usados, eram entregues ao dono da oficina para desmanche e venda das peças.
Foram apreendidos um revólver, quatro carros, cerca de três quilos de maconha e cocaína, computadores e documentos que comprovariam a fraude na compra de veículos.

A assessoria da Polícia Militar informou que não irá se pronunciar sobre o caso. Segundo o delegado, os presos confessaram participação em fraudes em compra de carros, tráfico de drogas, mas negaram participar de grupos de extermínio.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Adolescente baleada passa por cirurgia e permanece em estado gravíssimo

 

da Folha Online

A menina baleada na cabeça nesta sexta-feira, após passar cem horas como refém do ex-namorado, foi operada no hospital Municipal de Santo André (Grande São Paulo) e permanece em estado gravíssimo, segundo os médicos.

A bala atingiu o lado direito da cabeça da garota, de 15 anos, e houve perda de massa encefálica. A operação terminou por volta das 22h, mas a bala não pôde ser retirada, de acordo com a neurocirurgiã Grace Mary Lídia.

Leandro Moraes/Folha Imagem

Rosa Maria Pinto de Aguiar, coordenadora geral do Samu de Santo André, mostra a bala retirada da virilha de ex-namorada de Alves

Rosa Maria Pinto de Aguiar, coordenadora geral do Samu de Santo André, mostra a bala retirada da virilha de ex-namorada de Alves

A menina também foi atingida por um tiro na virilha --a bala também foi retirada. A médica afirma que a menina está em coma induzido e que ainda é cedo para falar em possíveis seqüelas.

A amiga da adolescente, que também estavano apartamento e foi baleada no rosto, chegou consciente ao hospital, mas foi encaminhada para cirurgia. O projétil foi retirado, e a garota --também de 15 anos-- passa bem.

Segundo Gabriel Pastore, coordenador de serviço de cirurgia e traumatologia do hospital, o projétil comprometeu as estruturas internas do lábio e do nariz da garota, mas os tecidos já foram reparados.

Ela deve ficar internada ao menos uma semana. Em 60 dias deve será avaliada a necessidade de cirurgia estética.

Rivaldo Gomes/Folha Imagem

Lindemberg Fernandes Alves sai de apartamento após manter a ex-namorada refém por cem horas em Santo André, Grande SP

Lindemberg Fernandes Alves sai de apartamento após manter a ex-namorada refém por cem horas em Santo André, Grande SP

Reféns

Inconformado com o fim do relacionamento,Lindemberg Fernandes Alves decidiu render a ex-namorada na última segunda-feira (13). Na ocasião, ela estava em companhia de três amigos --dois garotos liberados no mesmo dia e a menina que, apesar de ter sido libertada 33 horas depois, retornou ao apartamento a quinta-feira (16).

A Polícia Militar invadiu o apartamento por volta das 18h10 desta sexta. No mesmo horário, a Polícia Militar reunia a imprensa para uma entrevista perto do prédio --segundo a corporação, seria para comunicar o impasse nas negociações.

Após uma explosão --aparentemente, uma bomba de efeito moral jogada no apartamento--, policiais militares do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) entraram no apartamento --alguns pela janela. Foram ouvidos três estampidos, semelhantes a tiros.

A Polícia Militar afirmou que invadiu o apartamento após ouvir um tiro e porque o comportamento de Alves, durante tarde, era muito agressivo. Alves foi preso, aparentemente, sem ferimentos graves.

Acidentes de trânsito diminuíram em 13 capitais após 'lei seca'

 

Dados do Denatran apontam queda de 30% no número de mortes no RJ.
Entre julho e agosto foram registrados 13.459 acidentes com vítimas.

Do G1, em São Paulo

Os acidentes de trânsito diminuíram em 13 capitais brasileiras, após a vigência da "lei seca". O levantamento é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que divulgou nesta quinta-feira (16) o balanço de acidentes ocorridos nas capitais na comparação dos meses de julho e agosto de 2008 ao mesmo período do ano passado.

Segundo o relatório, em 2007 foram registrados 13.672 acidentes com vítimas contra 13.459 no mesmo período em 2008. Em relação às vítimas fatais, os números apontam 1.055 mortes no ano de 2007 contra 981em 2008.

Entre as cidades que apresentaram queda no índice de acidentes com vítimas estão São Paulo (SP), Teresina (PI) e Belém (PA). A cidade do Rio de Janeiro (RJ) registrou queda de 30% no número de mortes e em Palmas (TO) houve redução de 55% no número de feridos.
A pesquisa aponta ainda que as autuações referentes à condução de veículo sob efeito de bebida alcoólica cresceram de 678 para 2.322 registros.

Mulher embriagada atropela motoqueiro

Foto: Andre Az / Agência O DIA

Arthur Rosa

Rio - De acordo com policiais da 7º DP (São Gonçalo) Sônia Maria Santana de Oliveira, 37 anos, atropelou no fim da madrugada desta quinta-feira, um motoqueiro não identificado na Rua Doutor Alfredo Backer, em Alcântara, próximo ao Batalhão da  7º BPM.

O PMs disseram que Sônia seguia pela contramão quando atingiu a moto. Com a batida, o condutor fraturou uma das pernas e foi levado para o Pronto Socorro de São Gonçalo. Ele estava com um carona na garupa, que conseguiu pular da moto ao notar o carro vindo em sua direção.

Ela foi detida e encaminhada para o Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), em Tribobó, para fazer exames de alcoolismo. O caso será registrado na 74ª DP (Alcântara).

PM é baleado em Thomaz Coelho

Bartolomeu Brito

Rio - O soldado da Polícia Militar Fábio Araújo Labanca, de 39 anos, lotado na Diretoria de Inativos e Pensionistas (DIP), foi baleado na tarde desta quinta-feira, ao reagir a um assalto na Avenida Automóvel Clube, esquina com a Estrada Velha da Pavuna, em Tomaz Coelho, Zona Norte.

Fábio levou um tiro no peito, quando dois bandidos tentaram roubar a sua motocicleta. Ele foi levado para o Posto de Assistência de Del Castilho e depois transferido para o Hospital Salgado Filho.

Policiais civis em greve entram em confronto com PM em passeata

São Paulo - Quinta-feira de turbulência nas ruas de São Paulo. Por volta das 16h desta quinta-feira, policiais civis, que estão em greve, entraram em confronto com equipes da Polícia Militar (PM) próximo a rua Padre Lebret, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo.

A intenção dos manifestantes era chegar próximo ao Palácio dos Bandeirantes e fazer o protesto por aumentos salariais. O grupo que seguia em passeata forçou a passagem por uma primeira barreira formada pelos policiais militares. Houve confonto e foram lançadas bombas de efeito moral e gás lacrimogênio.

Ivete Sangalo vai ser mamãe

CEGONHAFoto: Divulgação

Rio - Ivete Sangalo, 36 anos, assumiu nesta quinta-feira que está grávida de seis semanas. A cantora, porém, deu a notícia à família do namorado, Daniel Cady, de 23 anos, após a coletiva de imprensa do seu álbum infantil ‘A Casa Amarela’ em Salvador, na última terça-feira. Ontem, ela postou um recado para os fãs em seu blog.
IVETE GARANTE QUE VAI MANTER AGENDA DE SHOWS

“Viva, viva, minha gente! Eu vou ser mamãe, graças a Deus. Serei a mãe mais feliz do mundo. A nossa família está muito contente e emocionada com essa notícia tão esperada. Agradeço pelo carinho, por tão boas energias e por orações que vêm de vocês! Pensem em um casal feliz... Somos nós!”.
VEJA FOTOS DE IVETE

Namorando o estudante de Nutrição há quatro meses, Ivete disse na coletiva que tipo de mãe pretende ser. “Quero ser um misto do que foi minha mãe e do que é Cíntia, minha irmã. Acho tão bom mãe que escuta. Quero ouvir meu filho com paciência, confiar nele. Já perdi muita noite fazendo show e quero perder mais ainda por ele. Quero acordar, dar de mamar, fazer tudo”.

Paes e Gabeira assumem já ter fumado maconha

Rio - Os candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira(PV), admitiram que já fumaram maconha, mas afirmaram que são contra a descriminalização da droga. As declarações foram feitas em um debate promovido pela Folha de S.Paulo, nesta quinta-feira, no Cine Odeon, no centro da capital fluminense.
Confira a íntegra da carta de Paes esclarecendo uso da droga

Paes confessou que usou a droga apenas uma vez na juventude e que não gostou. Ele disse ainda que viu muitos amigos se perderem por causa dos entorpecentes e garantiu que, caso seja eleito, ajudará a combater o tráfico de drogas. "Essa é a grande angústia do carioca. Antes a polícia era reguladora do tráfico. Com o governador Sérgio Cabral isso mudou. No meu governo eu não vou empurrar essa obrigação de combate para o Estado".
Gabeira, por sua vez, confessou que não usa mais a maconha como efeito relaxante. Para ele, não é conveniente um político que ocupa um cargo no Legislativo (Gabeira é deputado federal) desrespeitar a lei. O candidato do PV revelou que, para relaxar, passou a fazer natação e meditação.

Sobre a descriminalização das drogas, Gabeira afirmou que é contra, já que ela só seria possível no futuro, quando o Brasil estiver evoluído o suficiente. "Eu jamais deixarei de respeitar as crenças religiosas e a opinião da população. Eu não fumo mais porque não é aconselhável desrespeitar a lei", comentou o candidato.

As informações são do Terra

Advogado de Lindembergue critica repercussão do seqüestro

Santo André

- O advogado da família do auxiliar de produção Lindembergue Fernandes Alves, Eduardo Lopes, afirmou que toda a repercussão em torno do caso e a multidão que se formou em volta do conjunto habitacional (CDHU) "fortalece" o seu cliente. Por volta das 19h30, com mais de 72 horas de seqüestro, centenas de pessoas começaram a pedir aos gritos que Lindembergue libertasse a ex-namorada, Heloá.
"Isso tudo dificulta, ele vê toda essa galera e sabe que tudo isso é para ele. Então, ele não se entrega", reclamou Lopes. Às 6h de terça-feira, ele conversou por telefone com o jovem e se colocou à disposição. O advogado acredita que Lindembergue pode ser condenado a, no máximo, três anos de reclusão e que há chance dele cumprir a pena em regime semi-aberto.

Ainda de acordo com Lopes, a família do jovem está traumatizada com o impasse nas negociações. Até 20h desta quinta-feira, ninguém da Polícia Militar se pronunciou oficialmente sobre o caso. Na manhã desta quinta-feira, a menina Nayara, 15 anos, voltou ao apartamento onde estão Lindembergue e Heloá. Até as 21h ela permanecia por lá.

Lindembergue chegou ao apartamento, na segunda-feira, quando a ex-namorada estava acompanhada de uma amiga e dois colegas de escola. Eles fariam um trabalho para aula. Todos foram rendidos. Ele libertou a adolescente Nayara, 15 anos, amiga de Heloá, na noite de terça-feira, após mantê-la no apartamento por 33 horas. Os outros dois adolescentes foram libertados na segunda-feira. O seqüestro teria sido motivado pela recusa de Heloá de reatar o namoro.

As informações são do Terra

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Executado diretor de Bangu 3

Foto: Jadson Marques / Agência O DIA
Carro do tenente coronel José Lourenço é
fuzilado na Avenida Brasil com mais de 60 disparos

 

Perícia diz que diretor de Bangu 3 foi morto com 60 tiros

Bartolomeu Brito e Marcelo Bastos

Rio - A perícia técnica informou que foram disparados pelo menos 60 tiros, em direção ao diretor do presídio Bangu 3, o tenente-coronel José Roberto do Amaral Lourenço, 41 anos, morto na manhã desta quinta-feira, quando se dirigia para o trabalho, na Avenida Brasil, na altura de Deodoro. Ele deixa mulher e duas filhas. 

Dois carros interceptaram, por volta das 8h, o Pálio de cor branca, placa LPM 0092, dirigido pelo diretor. Vários homens dispararam tiros de fuzil contra José Lourenço que morreu na hora. 

O crime aconteceu em frente ao colégio municipal Ivan Rocco Marthi, na Estrada de Gericinó. O tiroteio causou pânico entre os alunos e professores, que deitaram no chão com medo de bala perdida. Ninguém se feriu durante o atentado.

A polícia está trabalhando com a hipótese de crime encomendado. O corpo de José Lourenço foi levado, nesta manhã, para o IML (Campo Grande). Pela manhã, o Secretario de Administração Penitenciária, Rubens Cesar Monteiro foi para o local ajudar nas investigações.

Em nota oficial Cesar Rubens lamentou o assassinato do diretor da Penitenciária."Era um servidor exemplar, que cumpria a lei em sua integridade, um homem sério, corajoso, que exercia a função de diretor de uma unidade de segurança máxima desde o governo passado. Vamos auxiliar em tudo o que for possível à polícia nas investigações, assim como prestaremos toda solidariedade à família", disse o secretário.

O caso será registrado na 33ª DP (Realengo).

domingo, 12 de outubro de 2008

Mulher bate em carro da PM na Avenida Beira Mar

Diego Ortiz


Rio - O acidente envolvendo uma patrulha do 2º BPM (Botafogo) e um Cross Fox, na Avenida Beira-Mar, em frente ao Hotel Glória, na Glória, Zona Sul, deixou dois PMs feridos, na madrugada deste domingo.

A motorista do carro Aline Zardes Mascaranhas Moura, 24 anos, estava acompanhada de uma amiga. Ela entrou pela via na contra-mão, batendo de frente com a viatura LPC-8195.

O carro da polícia ficou com a lateral esquerda completamente destruída. O soldado identificado como Galileu, de 29 anos, que dirigia o veículo, ficou preso às ferragens, e foi retirado por bombeiros do quartel de Copacabana, com ferimentos mais sérios. Ele foi internado no Hospital da Polícia Militar (HPM). O colega dele foi medicado e liberado no local.

Aline foi encaminhada ao IML para teste de alcoolemia e não houve comprovação de ingestão de álcool. Na saída da 9ª DP, ao ser fotografada, ela chorou e disse que tinha errado o caminho por causa de interdições no trânsito, em virtude da meia maratona. Um taxista, segundo ela, teria informado o sentido contrário. "Não tive culpa. Minha mãe vai brigar muito comigo", disse Aline, aos prantos. Ela não mostrou a carteira de habilitação.

Carminha Jerominho foi eleita sem filiação partidária, diz TRE

Tribunal diz ainda que vereadora eleita corre o risco de não se diplomar.
Carminha estava presa nas eleições por suposto envolvimento com milícia.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo


O Tribunal Regional Eleitoral explicou, neste sábado (11), que a vereadora eleita Carminha Jerominho (PT do B) corre o risco de não se diplomar, em janeiro de 2009. Carminha, que foi eleita mesmo presa, acusada de envolvimento com uma milícia, não teria respeitado o prazo mínimo de um ano antes das eleições para a filiação partidária. Ela teria sido eleita sem filiação partidária, o que é proibido pela Constituição.

VIsite o site do RJ TV

O TRE informou ainda que o nome de Carminha Jerominho não estava na lista enviada pelo PT do B em novembro do ano passado. Por isso, o Tribunal entendeu que a filiação de Carminha é irregular.
Mas a vereadora eleita diz não estar preocupada com a questão.

“Quanto a eu ser empossada, eu acho pouco provável. Está tudo certo”, disse nesta tarde.

Cabe ao Ministério Público ou a qualquer partido entrar com o recurso no TRE pedindo a não diplomação da candidata, o que não ocorreu até sexta-feira. Assim, os seus votos ficam para o partido e o primeiro suplente de sua coligação se elege em seu lugar.

Eleita mesmo presa

Carminha Jerominho, do PT do B, chegou ao Rio na manhã deste sábado após ser solta do presídio de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. A vereadora eleita estava presa desde o dia 29 de agosto por suspeita de envolvimento com milícia no Rio e crimes eleitorais. Ela nega todas as acusações

Ela teve a prisão temporária revogada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) na noite de quinta-feira (9). Segundo a decisão da desembargadora Maria Helena Cisne, com o fim da disputa municipal a prisão de Carminha não mais se justificaria.

Criminosos atiram contra passageiros em ponto de vans e matam jovem de 16 anos

Outras três pessoas ficaram feridas e foram levados para hospital.
Informações iniciais dão conta que pode haver mais feridos e mortos.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

A Polícia Militar confirmou que três veículos passaram atirando contra os passageiros que estavam no ponto final de uma linha de transporte alternativo na Favela do Fumacê, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, neste sábado (11).

Segundo a PM, um garoto de 16 anos, identificado como Valdemar da Silva Netto, morreu e outras três pessoas ficaram feridas. Eles foram levados para o Hospital Estadual Albert Schweitzer. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Segundo a 33ª DP (Realengo), onde o caso foi registrado, os três veículos eram: um corsa branco, um fox preto e um prata. O inspetor Roberto, responsável pela investigação, informou que eram cerca de oito criminosos dentro dos carros. Ele disse também que vai procurar outros passageiros que estavam no ponto para tentar mais informações sobre o crime. Ainda não há nenhuma pista sobre os autores dos disparos.

PM morto em confronto com criminosos será enterrado em Sulacap

Dois policiais cruzaram com atiradores em um carro.
O outro PM foi atingido no pé e está no hospital com curativo.

Do G1, no Rio, com informações da TV Globo

O PM que morreu em um confronto com criminosos em Benfica, subúrbio do Rio, na noite de sábado (11), será enterrado às 16h deste domingo no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste da cidade.

Além do cabo Emerson Severiano Pereira, do Batalhão de Choque, que foi atingido na cabeça e morreu, outro PM, não foi identificado, foi baleado no pé e está no Hospital da Polícia Militar.

Segundo a Polícia Militar, os dois, que estavam em um posto de policiamento comunitário num ponto próximo da Linha Vermelha e da Avenida Perimetral, haviam sido liberados para jantar quando cruzaram com os atiradores em um carro próximo à Cadeg (central abastecimento de alimentos).

Os criminosos fugiram no carro em que estavam. O caso foi registrado na 17ª DP (São Cristóvão).

sábado, 11 de outubro de 2008

Troca de tiros deixa dois mortos na Zona Sul do Rio

Dupla trafegava em carro roubado e reagiu à abordagem de policiais.
Perseguição ocorreu na madrugada deste sábado, na Avenida Niemeyer.

Do G1, no Rio

Dois homens foram mortos durante troca de tiros na madrugada deste sábado (11), na Avenida Niemeyer, São Conrado, Zona Sul do Rio.

De acordo com a polícia, a dupla trafegava em um automóvel Peugeot roubado e reagiu à abordagem. Após perseguição, eles foram atingidos por tiros de policiais do 23ºBPM.

Os dois feridos foram levados para o Hospital Miguel Couto, também na Zona Sul, mas não resistiram aos ferimentos. Duas armas foram apreendidas.

O incidente foi registrado na 14ª DP, no Leblon, para onde foi levado o veículo.

Vereadora Carminha Jerominho é solta e chega ao Rio

Eleita pelo PT do B, vereadora estava presa em Catanduvas, no Paraná.
Carminha foi acusada de envolvimento com milícia e crimes eleitorais.

Do G1, com informações da Globonews

A vereadora eleita Carminha Jerominho, do PT do B, chegou ao Rio na manhã deste sábado após ser solta do presídio de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná.

Carminha desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim e foi recebida em clima de festa por familiares e apoiadores. Ela estava acompanhada do advogado e não quis falar à imprensa.

A vereadora eleita estava presa desde o dia 29 de agosto por suspeita de envolvimento com milícia no Rio e crimes eleitorais. Ela nega todas as acusações.

Ela teve a prisão temporária revogada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) na sexta-feira (10). Segundo a decisão da desembargadora Maria Helena Cisne, com o fim da disputa municipal a prisão de Carminha não mais se justificaria.

"Estaria afastada a ameaça de eleitores, além de haver transcorrido tempo suficiente para que as investigações levantassem provas", disse a juíza. Suspeita de integrar milícia chefiada pelo pai - o também vereador Jerônimo Guimarães (PMDB), o Jerominho, e sobrinha do deputado estadual Natalino Guimarães (expulso do DEM), que estão presos sob suspeita de comandar a milícia Liga da Justiça -, ela recebeu no domingo 22.068 votos.

domingo, 5 de outubro de 2008

Cerca de 100 pessoas são detidas por boca-de-urna em Duque de Caxias

Segundo TRE, a maior parte pedia votos para candidato Washington Reis.
Outras cinco foram detidas suspeitas de comprar votos.

Dório Victor
Do G1. no Rio

Mais de cem pessoas foram detidas na manhã deste domingo (5) em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, suspeitas de fazer boca de urna na região. Segundo informações da assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), a maior parte pedia votos para o candidato Washington Reis (PMDB).

eleições 2008 em
Rio de Janeiro , Rio de Janeiro
De acordo com o Tribunal, os suspeitos também pediam votos para candidatos a vereador. Os detidos foram encaminhados para a 59ª DP (Duque de Caxias).

Também no mesmo município, cinco pessoas foram detidas suspeitas de compra de voto. Junto com elas, a polícia encontrou uma lista com nome de eleitores e supostos valores cobrados por eles. Os detidos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal da região.

De acordo com o TRE, uma pessoa foi presa por boca-de-urna na Rocinha, na Zona Sul do Rio.

Apreensões em São João de Meriti

Em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, três fiscais de partido foram detidos nesta manhã por ligar uma urna eletrônica antes do horário. Uma outra pessoa, suspeita de compra de votos na região, também foi detida.

Até o momento, 164 urnas eletrônicas foram substituídas em todo o estado. Dessas, 97 na cidade do Rio.

O presidente do TRE, desembargador Motta Moraes, sobrevoou várias zonas eleitorais do Rio nesta manhã e informou que considera o processo eleitoral positivo até o momento.