quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Polícia lança manual, mas são apenas mil exemplares

O Globo Online

RIO - As polícias Civil e Militar ganharam oficialmente nesta quarta-feira um manual de procedimentos. São 12 volumes, com uma tiragem de mil exemplares cada, o que contemplará apenas um a cada 50 policiais, como informa reportagem publicada nesta quinta-feira pelo jornal O Globo. O governo do estado reconhece que falta muito para levar a teoria à prática nas ruas. Também não se sabe quando todo efetivo vai passar por um processo de reciclagem e treinamento.
A padronização de procedimentos, prevista no manual, começará pelos novos policiais, que já aprenderão as técnicas nas academias de formação, tanto da Polícia Civil como da Militar. Além disso, os cursos de graduação também serão realizados sob a orientação do novo manual. nesta quarta, seis minicursos foram ministrados para cerca de 200 policiais, os primeiros a ganhar seus exemplares.
- O primeiro passo é o lançamento. Em seguida, vamos tornar o manual conhecido dos policiais, que devem ter seu exemplar, conhecê-lo e ser devidamente instruídos - afirmou o Diretor de Ensino e Instrução (DEI) da Polícia Militar, coronel Carlos Jorge Ferreira Fogaça - A rua não é um laboratório.
Segundo o coronel, o policial tem que estar calcado em parâmetros técnicos. O homem, quando age por instinto, age às vezes erradamente.
- Tenho certeza de que o manual vai ser revisto o tempo todo. As situações evoluem muito. A criminalidade nos surpreende a cada dia com a sua ousadia. Quero ressaltar que o manual está sendo validado pela Secretaria de Direitos Humanos - complementou o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional, Roberto Sá.

Nenhum comentário: