quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PMs flagrados em comércio ilegal do Rio são presos

Segundo assessoria da PM, dois policiais estão presos administrativamente. Imagens mostram um policial com um DVD pirata nas mãos.

Do G1, no Rio, com informações do RJTV

Dois policiais militares do 13º BPM (Praça Tiradentes) foram presos administrativamente nesta quinta-feira (28), por 72 horas, por terem sido flagrados em um comércio ilegal no Centro do Rio de Janeiro. As informações são da assessoria da Polícia Militar.

Segundo a assessoria, foi aberto um "procedimento apuratório" para investigar a conduta dos PMs.

Os PMs aparecem em imagens gravadas pelo RJTV, exibidas em uma reportagem na quarta-feira (27). Veja ao lado a reportagem.Visite o site do RJTV As imagens mostram um PM com um DVD pirata nas mãos. Ele segue até uma moto da corporação para guardar a mercadoria. Enquanto isso, o policial que estava com ele, naquela noite, conversava amigavelmente com um homem junto aos ambulantes. De acordo com a Prefeitura do Rio, a presença de camelôs não é permitida nas ruas Uruguaiana, Ouvidor, Buenos Aires e na Avenida Rio Branco, todas no Centro da cidade.

Calçadas são tomadas pela venda de produtos piratas

Os ambulantes invadem as ruas e circulam com mercadorias fáceis de carregar, principalmente DVDs e CDs piratas. Quando anoitece, a situação piora. Os vendedores exibem os produtos nas calçadas, em barracas ou no chão. Em julho, outras imagens mostraram que nem a Polícia Militar, nem a Guarda Municipal, que patrulham a região, reprimiam as irregularidades.Dessa vez, os camelôs chamavam a atenção da freguesia de outra maneira: aparelhos de TV e DVD são instalados em plena calçada, usando ligações clandestinas de energia elétrica, para exibir os filmes e testar a qualidade dos produtos. Alguns filmes sequer chegaram às locadoras e ainda estão em exibição nos cinemas.

Pirataria impede a criação de quase 18 mil empregos

O comércio de produtos falsificados custa caro para a economia do Rio de Janeiro. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) fez uma pesquisa em 192 empresas e descobriu que quase 18 mil empregos deixam de ser criados no estado por causa da concorrência dos produtos piratas.

Diferente do que aconteceu no Centro, policiais civis apreenderam, também nesta quarta-feira (27), cerca de 105 mil CDs e DVDs piratas na Pavuna, no subúrbio. A polícia descobriu a origem dos produtos depois de ouvir o depoimento de um vendedor ambulante preso neste mês.
A mercadoria foi apreendida durante operação "Caça Pirata". De acordo com a polícia, outras sete pessoas foram detidas e vão responder por violação de direitos autorais. Se condenados, podem pegar de dois a quatro anos de prisão.

Os agentes também estouraram o laboratório clandestino que produzia e fornecia os CDs e DVDs falsificados. No local foram apreendidos produtos falsificados, impressoras, invólucros e CDs virgens.

Nenhum comentário: