quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Chefe do tráfico teria fugido em Kombi da prefeitura antes de polícia chegar ao Jacarezinho

Emanuel Alencar e Ana Claudia Costa - O Globo e Camilo Coelho - Extra

RIO - Um adolescente de 15 anos, que segundo a polícia seria traficante, morreu numa operação da Polícia Civil na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. A ação, que começou no início da manhã desta quarta-feira, tinha o objetivo de cumprir mandados de prisão, entre eles o do traficante Alexander de Jesus Carlos, o Choque, que seria um dos chefes das "bocas-de-fumo" de Manguinhos. Ele teria escapado, porém, com cúmplices numa Kombi que presta serviço para a prefeitura. Segundo a Polícia Civil, Choque e cinco cúmplices fugiram da favela na madrugada, três horas antes da operação.
O titular da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) e coordenador da operação, Marcus Vinicius Braga, disse que vai investigar a informação ( veja fotos da operação ).
A ação começou por volta das 6h. Logo que os policiais chegaram à comunidade, houve uma forte troca de tiros, e o menor acabou sendo baleado. Ele chegou a ser levado para o Hospital Salgado Filho, mas não resistiu aos ferimentos.
Foram apreendidos na operação um fuzil AK-47, três pistolas, 30 quilos de maconha, crack, material para embalar drogas, sete radiotransmissores, 29 projéteis (sete de metralhadora .30) e livros com a contabilidade do tráfico. Agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis recuperaram dez motos e dois carros roubados.
Na casa onde Choque estaria escondido, a polícia encontrou documentos de Luiz Cláudio Saldanha Valério, de 24 anos - que seria o braço-direito do traficante e tem anotações criminais por receptação e associação para o tráfico -, e um fuzil AK-47, escondido no fundo falso de um armário.
Participam da operação policiais da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae), da delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Automóveis (DRFA), da delegacia de Combate às Drogas (Dcod) e da delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). Até o momento ninguém foi preso.

Nenhum comentário: