domingo, 3 de abril de 2011

O Rio tem mais 130 bueiros que podem explodir

Light admite que falta manutenção e há risco para quem passa na Zona Sul e no Centro. Prefeito vai contratar auditoria

Rio - As ruas do Centro e da Zona Sul do Rio se transformaram numa espécie de campo minado: 130 bueiros da Light podem explodir a qualquer momento, como sexta à noite em Copacabana, quando cinco pessoas ficaram feridas. Segundo a companhia, o problema só será sanado no fim do ano. O prefeito Eduardo Paes classificou a situação como “escândalo” e fará auditoria. Só pouco antes das 20h deste sábado, o trânsito da Av. Nossa Senhora de Copacabana e de trecho da Rua Bolívar até a Av. Atlântica foi totalmente liberado.

Segundo o presidente da Light, Jerson Kelman, das cerca de 4 mil câmaras subterrâneas do Rio, 2 mil requerem atenção especial por estarem em áreas com grande fluxo de carros e pessoas. Das 2 mil, 830 passarão só por manutenção de rotina. Já 1.170 precisam de reparos e monitoramento, o que já foi feito em 1.040, restando 130.

Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

Eduardo Paes realizou uma vistoria no local do acidente neste sábado | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

Neste sábado de manhã, Paes foi a Copacabana com o secretário de Conservação, Carlos Roberto Osório. O prefeito pedirá à RioLuz que contrate auditoria externa em caráter emergencial para avaliar a rede subterrânea da Light, além de exigir providências da Aneel.

Ele disse que ‘o tempo da Light acabou’ e que técnicos estiveram no bueiro que explodiu semanas antes do acidente. “A cena foi de atentado terrorista. Demos muita sorte. Poderia ter muita gente morta. Eles precisam apresentar um plano claro e rápido”, afirmou Paes. A Light diz que indenizará feridos e reembolsará a prefeitura pela via danificada.

‘NÃO CHEGAMOS A TEMPO’

Segundo a Light, o acidente foi causado após a explosão de transformador de 38 anos, na esquina da Rua Bolívar e N. S. de Copacabana. Os equipamentos já foram trocados. “A câmara que explodiu estava no plano de renovação, mas não chegamos a tempo”, alega Kelman.

A tampa, de cerca de uma tonelada, atingiu o táxi de Elcy Viana, 65. Os outros feridos foram Flávio Siqueira da Silva, 49, Luiz Fernando de Lima, 25, Ulisses Gomes, 42, e Alessandro Alves Pereira da Silva. Elcy foi transferido para o Hospital São Lucas, em Copacabana.

Foto: Leitor Marcelo Leite Pereira

Uma cratera foi aberta no chão e dois  táxis foram atingidos | Foto: Leitor Marcelo Leite Pereira

“Eu estava esperando para atravessar a rua quando houve a explosão. Minha sorte foi o sinal fechado. Vi muita fumaça. Corri em direção ao táxi atingido e tirei o motorista, bastante ferido. Ele estava em choque, com um corte na cabeça”, contou Ulisses, com a mão cortada. Flávio, também taxista, passava com o carro em cima do bueiro e chegou a ser suspenso. Ele recebeu alta ontem do Hospital Miguel Couto.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: