sexta-feira, 1 de abril de 2011

“A família só tem a agradecer ao Brasil”

Mais de 3 mil se despedem do ex-vice-presidente José Alencar durante velório em BH

Belo Horizonte - Cerca de três mil pessoas foram, ontem, ao Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, dar o último adeus ao ex-vice-presidente da República José Alencar, onde seu corpo foi velado.

                  alencar-3-ae

A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que haviam participado do velório na noite anterior no Palácio do Planalto, em Brasília, chegaram por volta das 11h50 para se despedir pela última vez do amigo.

O corpo do ex-vice-presidente foi cremado às 14h35, em Contagem, numa cerimônia restrita à família e marcada pela emoção. Após a cremação, a irmã de Alencar, Cecília Freire, agradeceu por todas as manifestações: “A família só tem a agradecer ao Brasil”.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, os senadores Aécio Neves e Itamar Franco e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, acompanharam o velório. O público foi autorizado a entrar por volta das 12h. O caixão com o corpo chegou à sede simbólica do governo mineiro em carro histórico do Corpo de Bombeiros — era o mesmo que foi usado no cortejo do corpo do ex-presidente Tancredo Neves, em 1985.

Alencar, 79 anos, morreu às 14h41 de terça-feira, em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, no Hospital Sírio-Libânes (SP).

Durante 13 anos, passou por dezenas de cirurgias e a sua luta contra a doença comoveu todo o País. De acordo com o Antônio Alencar, seu irmão, as cinzas serão levadas para uma capela no distrito de Itamori, Muriaé, Zona da Mata, onde Alencar foi batizado.

‘Ele era pessoa extraordinária’

Logo após a cerimônia de cremação do corpo do ex-vice José Alencar, no Parque Renascer, em Contagem, a sua irmã, Cecília Peres da Silva Freire, bastante emocionada, falou do irmão:

“Ele sempre foi, pra mim, uma pessoa extraordinária. Sofri dia e noite com ele nesses anos de doença. Ele morreu lúcido, ele sabia que estava morrendo. Ele sabia que estava dando um passo para outra vida”, resumiu ela.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: