Danielle Moitas
Quando o Brasil se tornou a sede da Copa do Mundo de 2014, a geração de empregos prometia movimentar o mercado de trabalho. Com o aquecimento dos preparativos, é hora de se qualificar. Pensando nisso, o Senac lançou o Programa Nacional de Educação Profissional para o Mundial, com oferta de um milhão de vagas em cursos nas 12 cidades-sede da competição. Para o Estado do Rio, estão previstas 123.564 oportunidades. O Senac, porém, não informou o preço que cobrará pelas aulas.
Dos mais de 800 cursos da instituição, o projeto prioriza os que atendem às expectativas dos setores em destaque durante o evento esportivo. Há opções nas áreas de turismo, gastronomia, idiomas, hotelaria, comércio, saúde, segurança, informática, gestão, conservação e meio ambiente.
Flora Baldino, de 24 anos, abriu a própria agência de viagens / Foto: Fabiano Rocha
De acordo com o gerente de Projetos Estratégicos do Senac Nacional, Antônio Henrique Borges Paula, dá a dica para quem quer apro$o programa, mas não sabe em que curso apostar.
— Uma pesquisa feita com os segmentos de alimentação e hotelaria em cinco estados, incluindo o Rio, apontou que 33% dos estabelecimentos entrevistados no setor de alimentação têm dificuldades na contratação de mão de obra para a função de cozinheiro e 22,3% para a de garçons.
Requisitos
Cada um dos cursos tem um requisito de idade e escolaridade. O futuro aluno deve se informar na unidade do Senac na qual deseja estudar sobre as exigências e os preços dos cursos oferecidos. Como as vagas serão abertas entre 2011 e 2014, já há oportunidades disponíveis nas escolas. Informações sobre o programa estão no site www.copa2014.senac.br.
Formação
Formada pelo Senac, Flora Baldino, de 24 anos, abriu a própria agência de viagens e espera que a Copa do Mundo traga clientes e negócios.
— Pensei em fazer jornalismo ou algo relacionado a hotelaria. O Senac estava lançando o curso de Turismo e comecei a fazer. Logo que me formei, abri minha agência de viagens. Agora, com a Copa e as Olimpíadas, espero aproveitar as oportunidades e aumentar o movimento.
Cursos
Gastronomia
Auxiliar de cozinha, chefia e organização de cozinha, confeiteiro, cozinheiro, garçom básico, padeiro, técnicas de atendimento para garçons, de bar e técnico em gastronomia.
Hotelaria
Bartender, camareira, gestão de meios de hospedagem, gestão hoteleira, qualidade no atendimento em meios de hospedagem, recepcionistas, técnicas de governança, técnicas para concierge, técnico em hotelaria e técnico em serviços de restaurante e bar.
Turismo e lazer
Animação e recreação turística, cerimonial e protocolo de eventos, informações turísticas, qualidade em serviços turísticos e técnico em guia de turismo.
Gestão
Desenvolvimento de habilidades gerenciais/líderes, gestão de agências de viagem, qualidade na prestação de serviços, recepcionista, técnico em administração e técnico em logística.
Comércio
Estratégias de negociação, excelência em vendas, excelência no atendimento, marketing pessoal e profissional, operador de telemarketing, recepcionista e técnico em vendas.
Conservação
Auxiliar de limpeza, frentistas, jardineiro, porteiro, vigia e zelador.
Meio Ambiente
Auditoria ambiental ISO 14001, especialização técnica em segurança ambiental, especialização técnica em segurança e gestão de resíduos, gerenciamento de resíduos em instituições de saúde e técnico em meio ambiente.
Idiomas
Alemão, Espanhol, Francês, inglês e Italiano.
Inscrições
O que fazer
Para se informar sobre as vagas e os preços dos cursos, o interessado deve ir à unidade do Senac mais próxima ou acessar o site www.copa2014.senac.br. Também é possível se informar pelo telefone (21) 4002-2002.
Extra Online