quarta-feira, 14 de julho de 2010

Prefeitura proibe circulação de vans em Magé

Transporte Alternativo

Letícia Sicsu

A Prefeitura de Magé proibiu, na sexta-feira dia 9, a circulação de vans para o transporte alternativo no município da Baixada Fluminense. O decreto, assinado pelo prefeito Rozan Gomes, autoriza somente as Kombis a transportarem passageiros. Cerca de 40 vans estão impedidas de rodar.

Os motoristas alegam que, no ano passado, foram orientados pela prefeitura a trocarem as Kombis por vans e, agora, não tiveram a autorização temporária, de três meses, renovada pela Secretaria de Transportes. Um dos motoristas, que não quis se identificar por medo de represálias, já pagou as taxas de renovação da licença e quitou apenas uma das parcelas de compra do veículo.

— Ainda tenho 59 prestações da van para pagar. O que vou fazer se não tenho mais a minha fonte de renda? — questionou o motorista.

Os passageiros foram pegos de surpresa quando saíam para trabalhar. A professora Maria Aidê Penna, de 51 anos, estava esperando um ônibus que vinha de outro município.

— Estou penando aqui! As vans são mais rápidas e seguras — afirmou ela.

De acordo com o prefeito Rozan Gomes, a retirada de circulação das vans tem o objetivo de garantir que a empresa de ônibus Alfa Rodobus, que venceu o processo de licitação no ano passado, consiga operar com lucro.

— A empresa vai querer ir embora. Os ônibus carregam estudantes, idosos, que as vans não levam — explicou o prefeito.

Ainda segundo a prefeitura, até novembro, será aberto um processo licitatório para o transporte alternativo. Cerca de 90 kombis serão regularizadas.

Casos de Cidade: Extra Online

Nenhum comentário: