quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cabral lamenta a tragédia e diz que acompanha os trabalhos

O Globo

RIO - Mais de 15 horas após o desabamento de três prédios que deixou pelo menos três mortos, no Centro do Rio, o governador Sérgio Cabral quebrou o silêncio e falou em entrevista à Rádio CBN. Ele lamentou a tragédia, e afirmou que vem acompanhando os trabalhos, que estão sob o comando do prefeito Eduardo Paes e do secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, desde a noite da quarta-feira. Em sua avaliação, a tragédia poderia ter sido ainda maior caso tivesse ocorrido horas antes.

- Diante da tragédia, pelo menos não foi num momento de pico de movimento de um dos corações do Centro do Rio. Essa tragédia podia ter tido dimensões muito mais graves se tivesse ocorrido horas antes. Sem dúvida, a queda de um prédio de 20 andares, de um prédio de 10 andares e de outro com quatro andares é algo que choca em qualquer lugar do mundo. Resta ainda a esperança de que haja pessoas sobreviventes e, em última análise, resgatar os corpos e, depois ainda, retirar os escombros - afirmou Cabral à CBN.

Ainda em entrevista à rádio, o governador afirmou que as famílias das vítimas terão todo o apoio da prefeitura, com ajuda do governo estadual. Segundo ele, num primeiro momento eles devem receber auxílio psicológico, numa segundo assistência e acompanhamento.

- O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rodrigo Bethlem, e o prefeito Eduardo Paes desde o primeiro momento teve essa preocupação, que é o atendimento num primeiro momento da assistência social e psicológica daqueles naturalmente aflitos e angustiados com seus parentes e amigos. E num segundo momento, evidentemente uma assistência e todo o trabalho de acompanhamento dessas pessoas. A prefeitura do Rio deu demonstrações, num caso muito mais extremo, que foi o caso da escola de Realengo, que eles deram um exemplo de capacidade não só de gerenciamento da crise, mas como também de atendimento aos familiares das vítimas daquela tragédia. Então, certamente, o mesmo ocorrerá, com o apoio do estado, com os familiares das vítimas desse desabamento - disse.

Em nota, a assessoria do governador disse que Cabral foi informado sobre o desabamento, na noite de quarta-feira, imediatamente após o ocorrido, por Sérgio Simões. “O governador manteve então contato permanente com ele e também com o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, além do prefeito do Rio, Eduardo Paes. O Governo do Estado, portanto, esteve presente desde o primeiro momento e de forma ininterrupta na remoção dos escombros e no resgate e atendimento às vítimas”, ressaltou a nota.

A presidente Dilma Rousseff, que está em Porto Alegre para o Fórum Social Temático, falou por telefone, na manhã desta quinta-feira, com o governador Sérgio Cabral e com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, oferecendo apoio do governo federal para os trabalhos de socorro às vítimas do desabamento. Dilma também prestou solidariedade às famílias das vítimas e aos sobreviventes do tragédia. A presidente cancelou sua ida ao Rio, marcada para sexta-feira, quando participaria da inauguração da ponte ligando o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) à Linha Vermelha.

Extra Online

Nenhum comentário: