quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Bombeiros encontram família soterrada dentro de Fusca em Sapucaia

Rio - Homens do Corpo de Bombeiros encontraram na tarde desta quarta-feira um Fusca que foi soterrado com uma família inteira em seu interior, após deslizamento nas Rua dos Barros, no distrito de Jamapará, em Sapucaia, no Centro-Sul Fluminense. Segundo informações da prefeitura do município, foram localizados cinco corpos no veículo.

Segundo informações de moradores da região, com o começo da chuva forte, no domingo, a família saiu de casa e buscou abrigo no automóvel, recém-comprado. Com o deslizamento, o automóvel acabou atingido, enquanto a residência da família acabou ficando praticamente intacta, com ocorrência de queda de barreira apenas na cozinha do imóvel.

Fotos: Divulgação

Veículo foi atingido pelo soterramento e cinco pessoas morreram | Fotos: Divulgação

Estavam no carro Francisco Edézio Lopes, de 46 anos, Valdinéia sua esposa, as duas filhas do casal, Francine, de 15 anos, e Vitória, de 7, e ainda um primo, Sebastião Lopes. Outro irmão do lavrador, José Osnir Lopes, estava com a família, mas preferiu ficar dentro da casa e se salvou, já que o imóvel não foi atingido e o carro soterrado.

Os corpos de outras 13 vítimas já haviam sido localizados até a noite de terça-feira. O deslizamento aconteceu na madrugada de segunda-feira e atingiu nove casas.

A meta das equipes de resgate é terminar o trabalho de buscas por vítimas do deslizamento em Jamapará, em Sapucaia, no Centro-Sul Fluminense, até quinta-feira. A informação foi dada nesta quarta pelo secretário estadual da Defesa Civil, Sérgio Simões. Uma máquina hidráulica usada para fragmentar rochas de grandes dimensões facilita o trabalho no local. "Nossa meta é terminar o trabalho até amanhã (quinta-feira), mas a área ainda pode apresentar deslizamentos", disse Simões.

Foto: Alex Oliveira / Folha Popular

Em Sapucaia, 60 homens do Corpo de Bombeiros, cães e voluntários buscam por vítimas do deslizamento | Foto: Alex Oliveira / Folha Popular

As buscas pelos corpos remomeçaram por volta das 7h30 desta quarta-feira. Na noite desta terça-feira, os trabalhos chegaram a ser interrompidos devido ao aumento da intensidade das chuvas no local.

Saques registrados

A Defesa Civil liberou a entrada de moradores nas casas que estão interditadas, pois já houve registro de saques. "Vou tirar as coisas de mais valor. Estou com medo de saquearem meus pertences. Não confio mais, tentaram invadir minha casa pela janela", disse o morador Manoel da Silva, de 63 anos.

O secretário municipal de Defesa Civil do município, Marco Antonio Teixeira, disse nesta quarta-feira que, por conta dos deslizamentos, 50 casas já foram interditadas e outras 80 podem ser fechadas nas próximas horas.

A chuva já deixa 11.650 pessoas fora de casa, entre desalojados e desabrigados no estado. Em Sapucaia, o risco de novos deslizamentos dificulta o trabalho dos bombeiros. Nesta terça-feira, cinco vítimas foram sepultadas. A previsão é de chuva forte em todo estado até quinta-feira.

Reportagem de Christina Nascimento, Felipe Freire e Lívia Aragão

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: