domingo, 29 de janeiro de 2012

Bombeiros encontram partes de corpos em lixão

POR ANGÉLICA PAULO

Rio - Bombeiros encontraram partes de corpos de vítimas do desabamento de três prédios no Centro do Rio enquanto realizavam buscas nos entulhos levados para um depósito na Rodovia Washington Luis, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na noite deste sábado. De acordo com a Polícia Civil, partes de couro cabeludo, ossos e uma mão foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) e vão passar por perícia.

O objetivo é saber se os restos mortais pertencem aos corpos que já foram encontrados ou se fazem parte de outras vítimas ainda não resgatadas.

Número de desaparecidos é corrigido e passa para cinco

A Secretaria Municipal de Assistência Social divulgou, na noite deste sábado, que o número de desaparecidos no desabamento de três prédios no Centro do Rio foi corrigido e passou para cinco. Mais cedo, o secretário de Defesa Civil do estado do Rio, Sérgio Simões, havia afirmado que, após uma recontagem, esse número era de sete.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Bombeiros seguem na busca por corpos neste sábado | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia

O oficial afirmou que, apesar de quase 90% do local do desabamento já ter sido revistado, a busca por corpos é dificultada devido ao estado dos mesmos. “É como se os corpos tivessem se mimetizado com os escombros. Eles se misturaram ao concreto, à lama, e isso dificulta o nosso trabalho”, disse o coronel.

Ainda de acordo com Simões, dos 17 corpos já resgatados, três vão precisar necessariamente de um exame de DNA para serem reconhecidos. Até o momento já foram retirados sete homens e seis mulheres, além de quatro pessoas cujo o sexo não pôde ser determinado.

Sérgio Simões, disse neste sábado que máquinas e equipes de resgate foram enviados ao aterro na rodovia Washington Luiz para onde são levados os destroços dos três prédios que desabaram na noite da última quarta-feira, no Centro. Nesta sexta-feira, a 13ª vítima, que seria uma mulher, foi encontrada por funcionários da Comlurb que identificaram os restos mortais no aterro.

Foto: Fernando Souza / Agência O Dia

Foto: Fernando Souza / Agência O Dia

"Não descarto a possibilidade de haver corpos entre os escombros. Encontramos um corpo nesta madrugada que facilmente seria confundido, pois estava misturado aos destroços. Os escombros serão mantidos no mesmo local e só serão enviados para a área de descarte depois de avaliação posterior", disse Simões.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: