sexta-feira, 30 de abril de 2010

PM reforça ocupação de morros na Tijuca com mais uma base militar

Um contêiner do Bope foi instalado no alto do Morro do Cruz.
Objetivo é reduzir a criminalidade a insegurança na região.

Do RJTV

 

A ocupação policial em sete morros da Tijuca, onde será instalada a nova Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), foi reforçada com mais uma base. O local escolhido foi o Morro do Cruz, onde um contêiner do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope) foi instalado ao lado de um campo de futebol. Antes, segundo a polícia, os traficantes proibiam o esporte, mas com a presença dos soldados, crianças e moradores da região voltaram a frequentar o lugar.

O objetivo da PM é aproximar os policiais da comunidade e conquistar a confiança dos moradores. A instalação da nova base da UPP na Tijuca ainda não tem local e nem data definida. O desafio da polícia na região é a de manter a tendência de queda dos principais índices de violência no bairro registrada na última estatística divulgada pela Secretaria estadual de Segurança.

Na comparação entre fevereiro de 2009 e o mesmo mês de 2010 houve menos homicídios, roubos a lojas e assaltos a pedestres. Os roubos de veículos e os assaltos em ônibus também caíram mais de 50%. A PM atribui a queda dos índices ao trabalho preventivo realizado no bairro.

O coronel Fernando Príncipe, que comandou o 6º BPM (Tijuca) por um ano, foi remanejado para o 9º BPM (Rocha Miranda), no subúrbio do Rio. A transferência foi anunciada um dia após o comandante dar uma declaração sobre a facilidade com que a PM ocupou as favelas da região, o que desagradou o governador Sérgio Cabral.

“Eu ouvi até o comandante da área dizer "até um escoteiro subia numa das comunidades". É um equívoco isso. Na verdade, o que aconteceu é fruto de uma política de planejamento, da Polícia Civil integrada conosco, do Bope", disse Cabral.

A PM informou que o coronel Fernando Príncipe foi escolhido para comandar o batalhão de Rocha Miranda por ter feito um excelente trabalho durante sua gestão na área da Tijuca.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Nenhum comentário: