terça-feira, 6 de abril de 2010

Chuva deve continuar até quarta-feira no Rio, diz Inpe

Rio - Deve chover até quarta-feira em todo o Estado do Rio de Janeiro, com alerta para a região serrana e o norte fluminense,

segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Uma frente fria vinda de São Paulo causou o temporal que atingiu o Rio na madrugada desta terça-feira.

As fortes chuvas e ventos de até 70 km/h provocaram estragos em todas as cidades.

"As chuvas devem persistir, mesmo que em menor intensidade, principalmente nos pontos montanhosos do Rio. O alerta maior é para as regiões mais úmidas que já sofrem com o acúmulo de água e podem sofrer deslizamentos de terra", afirma a meteorologista do Cptec Mônica Lima.

De acordo com ela, o Estado do Rio de Janeiro sofre com problemas geográficos, principalmente nas regiões montanhosas que, além da frente fria, são influenciadas pela pressão dos ventos oceânicos que acentuam o acumulado de chuvas nesses pontos.

A meteorologista ainda explica que o índice previsto de chuvas para este mês na região era de 140 mm. Só na capital carioca, nas últimas 24 horas, já choveu 137 mm. Na região de Copacabana, 169 mm e, em Sumaré, praticamente o dobro do estimado: 290 mm.

A região de Angra dos Reis, que sofreu em janeiro deste ano com problemas de chuvas, já começa a tomar medidas de precaução aos novos temporais. De acordo com a Defesa Civil, alguns trechos da rodovia Mário Covas foram interditados em meia pista - na altura de Piraquara, próximo à praia de Pingo D'Água.

Outro ponto da rodovia foi interditado em meia-pista na altura de Garatucaia devido a um deslizamento de blocos de rochas de pequenos e grandes portes.

Como medida preventiva, a prefeitura de Angra dos Reis interditou a estrada Angra Getulândia, na altura do morro da Glória 2.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: