quinta-feira, 8 de abril de 2010

Deslizamento de terra soterra dezenas de casas em Niterói

Niterói - Niterói, cidade mais atingida pela tragédia das chuvas desde segunda-feira, voltou a sofrer na noite desta quarta-feira com deslizamento de grandes proporções, que teria soterrado entre 20 e 40 casas na comunidade do Morro do Bumba, em Viçoso Jardim, na Zona Norte. Bombeiros já resgataram seis corpos. Três deles são de mulheres que trabalhavam numa creche. Um senhor de aproximadamente 60 anos saiu andado, foi aplaudido e levado para o Hospital Universitário Antônio Pedro.


Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

Deslizamento no Morro do Bumba, no bairro Cubango, soterra cerca de 40 casas | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

A estimativa era de que dezenas de pessoas estivessem nas casas no momento da tragédia.

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, informou que esse pode ter sido o pior dos deslizamentos desde o início das chuvas. Côrtes foi ao local para acompanhar os trabalhos de resgate, que entraram pela madrugada.

Pelo menos 24 pessoas já foram resgatadas com vida, entre elas oito crianças, já que o deslizamento teria atingido uma creche. Dessas, 13 deram entrada no Hospital Azevedo Lima com ferimentos leves, como cortes nos braços e nas pernas. As crianças estão em estado de choque. Todos devem passar a noite em observação.

A enxurrada de lama também atingiu a garagem da Viação Ingá, espalhando 120 mil litros de óleo na Alameda São Boaventura, que foi fechado ao trânsito. Mais uma vez, dezenas de moradores usaram pás para ajudar na localização das vítimas. E tiveram sucesso. Até o início da madrugada, junto com os bombeiros, eles conseguiram resgatar 25 sobreviventes, entre eles 8 crianças de uma creche que funciona no morro.

Soldados do 12º BPM (Niterói) e 7º BPM (Alcântara) também ajudaram nas buscas às vítimas. O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio, também foram ao local durante a madrugada.
O morro fica próximo à garagem da Viação Santo Antônio, no fim da Alameda São Boaventura. Foram acionados os bombeiros dos quartéis de Niterói, Itaboraí, Itaipu e São Gonçalo. Niterói, que está sem situação de emergência, já registrava, antes do episódio desta noite, 79 mortes em decorrência das chuvas.

Sabrina Carvalho de Jesus, 27 anos, estava em casa quando aconteceu a tragédia. Ela pensou que fosse uma batida de carro, mas se assustou quando viu um monte de terra. Ela salvou seu fiho de 7 meses, mas não conseguiu resgatar a a máe, avó e o outro filho, de 7 anos.

O DIA ONLINE - RIO

Um comentário:

Pod papo - Pod música disse...

É difícil não se solidarizar, não se comover com tudo isso. Estou acompanhando pela talevisão e torço para que o número de mortos pare de crescer.