quarta-feira, 7 de abril de 2010

'Crianças acham tudo engraçado', diz mãe desabrigada na Baixada

Cerca de 140 moradores do bairro Parada Morabi estão numa escola.
Duque de Caxias organizou 7 abrigos municipais para desabrigados.

Patricia Kappen Do G1, no Rio

Foto: Patrícia Kappen/G1

Cristiane conseguiu sair com a neta da casa inundada (Foto: Patrícia Kappen/G1)

Cerca de 140 moradores do bairro Parada Morabi, em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, esperam a hora de voltar para suas casas, alagadas pela água da chuva. O abrigo foi montado pela Defesa Civil municipal na Escola Fuzileiro Naval Eduardo Oliveira.

Segundo a Defesa Civil, são 62 adultos e 81 crianças. O movimento aumentou muito nesta quarta, segundo os administradores do abrigo.

A dona de casa Marisa Cristina da Silva passará sua primeira noite em um abrigo com três dos seus seis filhos. "Eu acordei no meio da noite com água no colchão”, contou.“Graças a Deus, as crianças acham tudo engraçado, elas não se assustaram".

A catadora de papel Maria Lucia Santos também teve que sair de casa com os filhos durante a madrugada. "Contei com a ajuda de desconhecidos que estavam passando. Eles tiraram meus filhos de casa", relatou. Ela está com os seis filhos, todos crianças, no abrigo.

Os bombeiros são chamados a toda hora para resgates de moradores. Em Saracuruna, outro distrito de Caxias, uma das localidades mais atingidas é o Cangulo.

Mãe de 7 filhos vai, de novo, para abrigo

Foto: Patrícia Kappen/G1

Funcionário cadastra desabrigados em Duque de Caxias (Foto: Patrícia Kappen/G1)

A dona de casa Ivonete Aparecida de Souza teve que recorrer ao abrigo pela terceira vez. "O mais difícil é recomeçar depois que a gente volta para casa. Tem que conseguir tudo de novo, colchonetes, geladeira, fogão", disse ela, que está desempregada e conta apenas com a renda do marido para sustentar os filhos de 14 anos, 12, 9, 7, 3 e 2 anos. O sétimo tem apenas sete meses.

Cristina Rosangela Souza tambem precisou de ajuda para sair de casa com a neta. "Liguei para minha sobrinha, que me ajudou. Mas o mais triste é perder coisas que eu juntei com o meu suor", disse ela, com a neta no colo.

De acordo com a Defesa Civil de Caxias, há cerca de 300 desabrigados na cidade. Todos espalhados em sete abrigos, que ficam perto dos locais alagados.

G1 > Edição Rio de Janeiro

Nenhum comentário: