sexta-feira, 30 de abril de 2010

Iphan libera corrida de aviões no Aterro do Flamengo

Prefeitura estima que 1 milhão de pessoas compareçam ao evento.

Exigências do instituto de preservação do patrimônio foram cumpridas.

Bernardo Tabak Do G1 RJ

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deu o aval para o Red Bull Air Race, uma corrida de aviões que vai ser realizada no próximo fim de semana (8 e 9 de maio), no Parque do Flamengo, na Enseada de Botafogo e em parte da Baía de Guanabara. A expectativa é que o evento reúna mais de 1 milhão de pessoas, segundo a prefeitura.

Para evitar transtornos, as duas pistas do Aterro do Flamengo serão fechadas ao tráfego. A recomendação é de que a população opte pelo transporte público. O metrô e as linhas de ônibus funcionarão em esquema especial e quase 400 agentes vão cuidar do trânsito.

Exigências do Iphan foram cumpridas a tempo

O embargo foi retirado na tarde desta sexta-feira (30). O Iphan informou que todas as exigências estabelecidas para conceder o licenciamento necessário, inclusive a apresentação do projeto detalhado, foram cumpridas.

O termo de responsabilidade de “uso do bem tombado” também já foi assinado pelos responsáveis, garantindo a integridade e a devolução do Parque do Flamengo em perfeitas condições.

Entre as exigências feitas pelo Iphan estão a colocação de grades nas entradas, o isolamento do local destinado ao público com tapumes e o direcionamento das pessoas diretamente para a praia. Desta forma, o gramado será poupado de ser pisoteado pela multidão.

Foram acertadas, ainda, ações de educação patrimonial. Vão ser distribuídos cem mil folhetos sobre a preservação do Parque do Flamengo. Além disso, haverá painéis, faixas e galhardetes informativos com explicações sobre a importância da preservação cultural.

Embargo

O evento foi embargado na tarde de terça-feira (27) pelo Iphan. Segundo o instituto, os organizadores da corrida teriam deixado de tomar medidas compatíveis com o que estabelece a legislação para aquela área.

"Por ser tombado pelo Iphan desde 1965, por sua importância arqueológica, etnográfica e paisagística, o Parque do Flamengo tem limitações e regras específicas para o seu uso", informou na época o Iphan, em nota.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Nenhum comentário: