sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Zeca Pagodinho volta dos EUA para ajudar vítimas da chuva em Xerém

Carolina Heringer

O cantor Zeca Pagodinho chegou de Orlando, nos Estados Unidos, na madrugada desta sexta-feira, para ajudar as vítimas da chuva no distrito de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Zeca, que estava em viagem familiar há uma semana, disse que “largou” a mulher, duas filhas e o neto nos EUA.

Zeca Pagodinho voltou dos EUA para ajudar em XerémZeca Pagodinho voltou dos EUA para ajudar em Xerém Foto: Marcelo Theobald / Extra

- Eu estava lá, mas com a cabeça aqui. Ficava o tempo todo falando com o meu filho Eduardo, que ficou aqui. Ficava preocupado também porque sabia que era muita coisa só para ele resolver sozinho. Eu amo esse povo de Xerém - disse.

Na noite do último dia 2, uma cabeça d’água deixou Xerém alagada. O cantor chegou às 4h40 desta sexta, acompanhado do filho, Luizinho, de 23 anos. Desde cedo, foi para as ruas ajudar. Segundo Zeca, sua maior preocupação é com a chuva que não para de cair em Xerém.

- Está tão forte quanto naquele dia (na noite da cabeça d’água). Espero que não aconteça de novo, mas estamos aqui, em alerta. Preocupa, né? Até porque tem gente que corre perigo e não tem para onde ir - pondera.

Zeca Pagodinho voltou dos EUA para ajudar em XerémZeca Pagodinho voltou dos EUA para ajudar em Xerém - Foto: Marcelo Theobald / Extra

No último dia 3, na manhã seguinte à cabeça d’água, Zeca foi para as ruas de Xerém ajudar a população, devastada pela chuva. Desde então, o cantor lançou uma campanha para arrecadar doações, que foi um sucesso. Agora, ele pede que as pessoas não mandem mais roupas, pois já há uma quantidade muito grande, e priorize o envio de material de limpeza e de uso pessoal.

- Queria agradecer aos meus amigos, que ajudaram muito. Aqui em casa, ajudamos Xerém o ano inteiro. É cesta básica, ovo da páscoa. Estou aqui há 23 anos, quando um amigo me trouxe para comprar um sítio. Nunca mais fui embora. Amamos esse lugar.

Zeca fez ainda um apelo para que caminhões-pipa busquem água na rede de tratamento montada na Rua Carlos Matheus, 93, em Xerém. Uma empresa paulista emprestou ao cantor um equipamento de tratamento de água para puxar a água do rio e deixar a água potável. Zeca pediu para quem puder enviar caminhões-pipas para buscar a água e distribuí-la para a população.

A solidaridade está no DNA da família de Pagodinho. Neste sábado, a partir das 18h, o sobrinho de Zeca, Renato Milagres, realiza a segunda edição do Mutirão de Amor por Xerém, no clube Renascença, no Andaraí. Os frequentadores da roda de samba poderão levar água, alimentos e produtos de higiene. Na última edição, foram arrecadadas três toneladas de doações.

Extra Online

Nenhum comentário: