domingo, 6 de janeiro de 2013

Bandidos furtam lojas para alterar vários carros de uma só vez, e, depois, vendê-los

Carolina Heringer

Quadrilhas especializadas na clonagem de carros estão investindo no furto em “larga escala”: nos últimos meses, pelo menos três revendedoras de veículos foram assaltadas — em Bangu, Barra da Tijuca e Itaboraí.

A revendedora de veículos invadida em Bangu: 12 carros foram furtados de uma só vezA revendedora de veículos invadida em Bangu: 12 carros foram furtados de uma só vez Foto: Fabiano Rocha / EXTRA

Para a polícia, os carros têm destino certo: eles passarão a ter os dados idênticos ao de outro em situação regular, e que tenha a mesma cor, modelo e ano de fabricação do furtado. Serão clonados. No caso mais recente, no último dia 28, os bandidos levaram 12 carros de uma loja em Bangu. Cinco deles já foram recuperados pela polícia. Entre os carros levados estavam um Fiat Palio branco de 2006, um Fiat Siena vermelho de 2006 e um Renault Clio cinza de 2007. Os modelos preferidos das quadrilhas são os mais populares — de acordo com a polícia, mais fáceis de serem clonados e furtados, além de não chamarem a atenção.

O proprietário da revendedora, Deodato Campos Machado, conta que o prejuízo foi de mais de R$ 240 mil. Na loja, os bandidos só deixaram três carros, que estavam sem bateria. Ele ressalta que desconhecia essa prática:

— Nunca ouvi falar de roubo assim aqui em Bangu, nem em nenhum outro lugar. Espero que não vire moda.

A clonagem de veículos têm se mostrado uma prática lucrativa para os criminosos. Para copiar os documentos, número de chassi e placa de outro carro idêntico, o gasto é de, no máximo, R$ 4 mil. Aliado a isso, está a falta de conhecimento da população sobre a prática, além da má-fé daqueles que sabem estar comprando um carro roubado, mas aceitam fechar o negócio assim mesmo, já que esses veículos são vendidos a preços bem mais baixos do que os de mercado.

Os cuidados ao comprar um carro usado e ao cair no clone

Placa

Ao comprar um carro usado, consulte a placa no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) para saber se foi furtado ou se tem multas.

Documentos

Exija documentos originais (CRLV e CRV) e verifique se o IPVA está em dia.

Chassi

Veja se o número do chassi que consta no veículo é o mesmo impresso nos documentos.

Preços baixos

Uma das desculpas para o baixo valor do carro clonado é que ele está em busca e apreensão, que acontece quando alguém parcela um carro e não paga. Desconfie dessa alegação.

Caso de polícia

Ao suspeitar que teve o veículo clonado, procure a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) com o carro, fotos dele (da frente, laterais e traseira), além da documentação. Em seguida, procure o Detran para anular multas que não forem suas.

Crime

Quem suspeitar que comprou um veículo clonado também deve procurar a DRFA. Será aberta uma investigação. Quem compra o carro sabendo ser irregular responde por receptação.

extra.globo.com

Nenhum comentário: