terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O tempo pirou no Rio: nem meteorologistas sabem dizer se vai chover ou fazer sol

Extra

Óculos escuros ou guarda-chuva? Se você não sabe, também não adianta perguntar aos meteorologistas. Eles estão mais instáveis que a tal "zona de convergência do Atlântico". O tempo anda tão louco que a Praça Seca pode estar completamente alagada ao mesmo tempo em que, no Recreio, com certeza vai dar praia.

Em meio às nuvens negra, um arco-íris toma conta do céu do Rio na manhã da última segunda-feiraEm meio às nuvens negra, um arco-íris toma conta do céu do Rio na manhã da última segunda-feira Foto: Fábio Guimarães

E as notícias, pelo menos por enquanto, não são nada boas para os cariocas. O tempo deve ficar instável até amanhã. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Michele Lima, é impossível prever quando vai chover ou quando vai fazer sol.

— Sabíamos desde o fim de semana que, de ontem até amanhã, o tempo seria de instabilidade no Rio. Mas é impossível prever o exato momento em que vai chover — explica Michele.

Yolanda da Silva sai de casa com, ao mesmo tempo, óculos escuro e guarda-chuvaYolanda da Silva sai de casa com, ao mesmo tempo, óculos escuro e guarda-chuva Foto: Fabiano Rocha

A meteorologista afirmou ainda que a instabilidade no tempo deve-se à frente fria que, a propósito, já foi embora e, no momento, curte férias na Bahia.

— O que está acontecendo é um transporte de umidade do oceano para o continente por ventos marítimos. Essa circulação de alta pressão acontece depois que a frente fria vai embora.

A meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, diz que a situação é normal após a passagem da frente fria.

— Apesar de já ter passado, a frente fria deixou áreas de instabilidade no Rio. Isso é comum e provoca nuvens que não escondem o sol totalmente.

De acordo com o Alerta Rio, até às 18h30m de ontem, Copacabana era o bairro em que tinha chovido menos esse ano. Logo em seguida vêm Guaratiba, Sepetiba, Laranjeiras e Jardim Botânico. Na outra ponta da lista, ou seja, onde mais chove, estão Mendanha, Santa Cruz, Campo Grande, Alto da Boa Vista e Jacarepaguá.

Ou seja. Certeza, mesmo, só o arco-íris. Isso se uma frente fria não muito comum nesta época do ano vier do Atlântico e....

As mudanças no tempo mudaram bastante a paisagem do RioAs mudanças no tempo mudaram bastante a paisagem do Rio Foto: Pablo Jacob

E o povo sofre...

Mulher prevenida

A doméstica Maria Meres Reis Barbosa, de 38 anos, estava na rua ontem com dois guarda-chuvas na bolsa, além do óculos escuros. "Minha chefe mandou eu levar outra sombrinha para casa porque podia cair um temporal". Isso que é andar prevenida.

Insatisfeita

A advogada Amanda Carvalhal, de 33 anos, não anda nada satisfeita com essa instabilidade. "É horrível esse tempo! Não sei que roupa vou vestir. Saio correndo do trabalho com medo de pegar um temporal pela frente".

Pega de surpresa

Gerente de Recursos Humanos de uma loja de eletrodomésticos, Valéria de Luna, de 50 anos, confiou na meteorologia e se deu mal. "Vi televisão hoje (ontem) de manhã e disse que não ia chover. Tive que comprar um guarda-chuva".

Roupas leves

A advogada Adriana Arruda, de 43 anos, disse o calor é forte e prefere usar roupas mais leves. Mas nem sempre acerta. "Fico na dúvida, mas está calor. Esse tempo é muito chato".

Mudanças

A variação tem deixado os cariocas loucos. O temporal volta e meia dá lugar ao sol. E vice-versa.

Loucura

Os temporais costumam chegar de repente. E ir embora de forma muioto rápida também.

Nova Moda

O negócio agora sair de óculos escuros e guarda-chuva. Ninguém estranha mais.

Extra Online

Nenhum comentário: