quarta-feira, 29 de junho de 2011

Eleições em Magé - Só para fazer-me entender

Elizeu Pires

O que mais li hoje nas mensagens a mim enviadas foi besteira, tipo “não haverá eleição em Magé porque o TSE cancelou o pleito”. Não sei onde as pessoas leram ou ouviram isso, pois a eleição não foi cancelada e permanece na programação do TRE para o dia 17 de julho.  O Tribunal Regional Eleitoral continua com os procedimentos preparatórios. Agora, se me falassem de eleição suspensa eu concordaria, pois realmente o TSE concedeu uma liminar à Câmara de Vereadores e essa, para a infelicidade daqueles que estão contando com o recesso como empecilho para que a situação seja revertida, repito e sei do que estou falando, pode cair a qualquer momento.

O que existe em Magé é uma forte corrente pela desestabilização. Quem está temporariamente no poder percebeu sua fragilidade e trabalha para que o povo não volte às urnas numa eleição suplementar, pois sabe que o risco de derrota é grande. Vocês acham que se o clã que governa o município estivesse confiante numa vitória nas urnas teria festejado essa liminar concedida a uma Câmara aliada, cega, surda e muda quando se trata de encostar o governo na parede? Acho que não preciso responder.

O ato de suspender é temporário e o de cancelar é definitivo, Simples, não? Pois é, mas os que não querem a eleição preferem propagar que ela foi cancelada, pois assim acabariam, pensam eles, por desestruturar o movimento popular. A esses, sinto dizer que o tiro pode ter sido no próprio pé, pois desde segunda-feira que uma forte movimentação jurídica vem sendo feita e as chances de um reverso, segundo quem entende do riscado, são muito grandes. Portanto, é muito cedo para falar em cancelamento.

Para os que teimam em confundir os termos, explico aqui o que é primário, a diferença entre as duas palavras: Suspensão -  Ato ou efeito de suspender; gancho ou objeto próprio para suspender; espécie de miragem incompleta segundo a qual os objetos parecem simplesmente suspensos no ar sem imagem refletida.  Cancelar - Riscar o que está escrito para que fique sem efeito;  declarar nulo ou sem efeito; invalidar; eliminar, excluir ou ainda:  não mais prosseguir um processo.

Dessa forma espero ter ajudado aos que se manifestam contra a eleição a entenderem o que de fato está acontecendo com a eleição suplementar de Magé.

http://www.elizeupires.com/2011/06/so-para-fazer-me-entender.html

Nenhum comentário: