Rio - Os bombeiros libertados foram recebidos com um "tapete vermelho", estendido da Praça VX até a Alerj. Os militares acampados nas escadarias da Assembleia do Rio colocaram a faixa vermelha no chãopara recepcionar os companheiros que estavam detidos no Quartel Central de Charitas, em Niterói.
O grupo saiu de Charitas por volta de 10h25 e seguiu em dez ônibus para a Estação Araribóia, no Centro de Niterói. Lá pegaram uma barca e seguiram para o Rio, onde chegaram às 12h10.
Bombeiros são soltos
Os bombeiros presos saíram marchando do Quartel Central dos Bombeiros de Charitas, em Niterói, região metropolitana do Rio. Os militares cantaram o hino da corporação e o Hino Nacional, e seguiram em direção aos ônibus. Muitos familiares e vários moradores de Niterói acompanharam emocionados a libertação dos presos.
Os militares se aglomeram em frente ao Quartel, do outro lado da rua, para aguardar a liberação de 12 presos, que ainda estavam sem alvará de soltura. Segundo o advogado Aderson Bussinger Carvalho, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, eles estão providenciando com a Justiça esses outros alvarás.
A corregedoria da Polícia Militar teria enviado uma lista incompleta para a Justiça. Cinco não tiveram o mandado expedido e os outros nove têm problemas na grafia do nome ou com o número da identidade.
Dos 439 presos, 15 não tinham nem nota de culpa, que é o documento que a autoridade é obrigada a entregar ao preso, na hipótese de flagrante, informando-o do que se alega contra ele. Isso significa, que eles eles ficaram presos sem motivo, já que não foram denunciados. E alguns autos de flagrante tinham a data errada, 7 de junho como o dia do flagrante.
Colegas chegam a quartel de Charitas para comemorar decisão judicial | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia
Duas motos e dois carros do 12º BPM (Niterói) farão o serviço de batedores dos ônibus utlizados pelos bombeiros, para garantir a fluidez do trânsito até o Centro do Rio.
Apoio de todos os lados
Mais de dez pilotos de parapente irão pousar em Charitas em solidariedade ao movimento. Everson de Oliveira nunes, 40 anos, auxiliar administrativo e piloto, que já pousou, disse que eles estão decolando do Parque da Cidade, também em Niterói.
Justiça manda soltar todos os 429 bombeiros presos
A Justiça concedeu, na madrugada de sexta-feira, um habeas corpus que garante liberdade a todos os bombeiros presos. O recurso foi pedido por parlamentares da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados e atendido pelo desembargador Cláudio Brandão.
"Convencido de que a manutenção da prisão não mais se justifica, defiro a liminar requerida e concedo liberdade provisória aos militares presos no episódio mencionado na petição inicial e que constam na relação", informa a decisão do desembargador.
Registro feito pelo repórter Francisco Edson Alves
Por volta das 22h45 de ontem, o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) informou sobre a soltura de nove bombeiros a jornalistas e familiares que estavam em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros em Charitas. Os oficiais que estavam no batalhão do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento), localizado em São Cristovão, chegaram a Charitas, onde dormiram para para aguardar os alvarás dos outros colegas. Segundo o deputado, dos nove oficiais, um é mulher, a tenente Lucrécia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário