segunda-feira, 26 de novembro de 2007

G1 > Brasil - NOTÍCIAS - Acidente na Fonte Nova não surpreende autoridades

G1 > Brasil - NOTÍCIAS - Acidente na Fonte Nova não surpreende autoridades




A queda de um degrau de arquibancada do estádio da Fonte Nova, que deixou sete mortos e dezenas de feridos em Salvador, não surpreendeu arquitetos, engenheiros e o Ministério Público da Bahia. Peritos passaram a manhã desta segunda-feira (26) no local da tragédia. Veja o site do Jornal Nacional

O governador da Bahia, Jaques Wagner, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, acompanharam a perícia. “Todos os relatórios que nós tínhamos era sob o ponto de vista das estruturas visíveis. Nunca recebemos um relatório que falasse do ponto de vista estrutural”, disse.

Veja fotos do estádio
Aos 35 minutos do segundo tempo, cerca de 60 mil torcedores acompanhavam o jogo. A torcida do Bahia comemorava a classificação do time para a série B do Campeonato Brasileiro. Em meio a toda euforia, um degrau cedeu e nove torcedores caíram de uma altura de 15 metros, o que corresponde a um prédio de cinco andares. Seis torcedores morreram na hora e outro morreu a caminho do hospital.

Presenciou a tragédia? Envie foto, texto ou vídeo ao VC no G1



Há quase dois anos, o Ministério Público da Bahia vinha alertando para os problemas da Fonte Nova. Os promotores chegaram a pedir a interdição do estádio. Há três meses, o sindicato nacional das empresas de arquitetura e engenharia fez uma avaliação nos principais estádios brasileiros. Eles queriam saber como estão as praças esportivas para a Copa de 2014. Dos 29 estádios avaliados, a Fonte Nova ficou em último lugar e apresentou as piores condições de segurança. Na época, os técnicos do sindicato encontraram problemas em quase todas as dependências do estádio. O arquiteto Carl Von Hanenschild disse que muitos outros degraus da arquibancada poderiam ter caído também, mas a tragédia poderia ter sido evitada. Segundo ele, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) sabia das condições do estádio. O órgão afirma que não foi alertado. O governo da Bahia decidiu interditar a Fonte Nova por tempo indeterminado. O laudo da perícia, que vai apontar as causas do acidente deve ficar pronto em dez dias. Os corpos dos sete torcedores que morreram no desabamento foram enterrados nesta segunda-feira (26).

Nenhum comentário: