terça-feira, 27 de novembro de 2007

FAB afasta 18 controladores de Curitiba e Brasília

Brasília - Às vésperas do início das férias, período mais crítico do tráfego aéreo no País, a Aeronáutica (FAB) está determinando o afastamento de 18 controladores de vôo de suas funções, sendo 11 em Curitiba e sete em Brasília. Segundo a Aeronáutica, os 11 controladores de Curitiba, que trabalham no Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta-2) foram afastados por determinação da Justiça, por estarem sendo denunciados por envolvimento no motim do dia 30 de março, quando o tráfego aéreo no País foi totalmente paralisado por quase cinco horas.
No caso dos controladores do Cindacta-1, em Brasília, a situação é diferente. Eles estão sendo desligados da Força Aérea porque têm menos de dez anos de trabalho, não adquiriram ainda estabilidade e tiveram o seu pedido de engajamento - renovado ano a ano - rejeitado pelo Comando da FAB. A Aeronáutica não confirma, mas os sete controladores do Cindacta-1 também estiveram envolvidos no motim de 30 de março. Estes controladores recorreram da decisão de afastamento na Justiça.
Apesar das baixas, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, tem dito que os passageiros não enfrentarão problemas no final do ano por causa de falta de pessoal. Ele tem reiterado que mais de 400 controladores estão sendo formados e que todo o sistema está ajustado e pronto para prestar serviço sem problemas à população.

Nenhum comentário: