sexta-feira, 23 de março de 2012

Corpo de Chico Anysio será velado no Theatro Municipal

Rio - O corpo do humorista Chico Anysio, que morreu nesta sexta-feira por falência múltipla dos órgãos, no hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, será velado neste sábado, no Theatro Municipal, no Centro do Rio, a partir do meio dia e será aberto ao público. A cremação está marcada para o domingo, no Cemitério do Caju, ainda sem horário marcado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ex-mulher do humorista, a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello está vindo para o Brasil - ela mora nos EUA - acompanhada pelos dois filhos que teve com Chico Anysio para acompanhar o velório.

Prefeito decreta luto oficial de três dias no Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, lamentou, nesta sexta-feira, a morte do humorista Chico Anysio, a quem chamou de "gênio do humor" e "o maior de todos os humoristas do País. Através de nota, Paes decretou luto oficial na cidade por três dias.

"A nossa cidade perde o seu maior representante na arte de fazer rir", declarou o prefeito.

Confira abaixo a íntegra da nota:

"O Brasil se despede hoje do gênio do humor. Mestre em criar tipos memoráveis, Chico Anysio foi responsável por algo extraordinário: encher de sorrisos o povo brasileiro. Seus mais de duzentos personagens povoam as lembranças de várias gerações. Ele mesmo foi múltiplo: cearense de nascimento, carioca de coração, vascaíno apaixonado. No Rio, para onde veio ainda criança, tornou-se o maior de todos os humoristas do País, inspirou novos artistas e formou uma legião de comediantes. Com a morte de Chico Anysio, a nossa cidade perde o seu maior representante na arte de fazer rir."

Governador decreta luto oficial de três dias no Estado

O Governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do humorista Chico Anysio, nesta sexta-feira. Em nota, Cabral lamentou a morte do humorista, afirmando que o pai da Escolinha do Professor Raimundo foi responsável por fazer, "com maestria e leveza a transição do rádio para a televisão".

“Chico Anysio era um dos maiores artistas do audiovisual. Chico soube fazer com maestria e leveza a transição do rádio para a televisão. Divertiu e semeou para sempre este encanto a todos os brasileiros com os seus mais de 200 personagens. A Escolinha do Professor Raimundo foi sucesso, e o seu mestre ensinou toda uma geração de novos humoristas”.

Humorista sofreu duas paradas cardíacas

Chico Anysio, de 80 anos, morreu na tarde desta sexta-feira, no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, onde estava internado desde dezembro do ano passado. O estado de saúde se agravou ao longo da semana e, nesta sexta-feira, o ator sofreu duas paradas cardíacas após sofrer falência múltipla dos órgãos e não resistiu.

O ator estava internado desde dezembro, quando apresentou um sangramento. Ele chegou a receber alta, mas um dia depois foi internado novamente, onde permaneceu sob cuidados médicos até hoje. Durante todo o tempo em que esteve internado, sua mulher, Malga di Paula, deu informações sobre o estado de saúde para fãs e admiradores.

Durante esse período, Chico foi submetido a uma laparotomia exploradora, que retirou um segmento de seu intestino delgado.

No final de 2010, ele foi levado ao mesmo hospital com falta de ar, e ficou internado por 110 dias, sendo liberado em março de 2011. Após uma obstrução da artéria coronariana ser encontrada, passou por uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias.

O comediante foi novamente internado em novembro com fortes dores nas costas. No fim deste mês, foi descoberta uma contaminação por fungos, que foi tratada com antibióticos.

No começo de dezembro de 2011, Chico voltou a ser internado, desta vez com infecção urinária. A internação durou 22 dias. O humorista voltou para o hospital no dia 22.

Carreira de sucesso

Chico Anysio nasceu em Maranguape, no Ceará, no dia 12 de abril de 1931. Ele se mudou com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha seis anos de idade. Iniciou a carreira na Rádio Guanabara, onde exercia várias funções, desde radioator até comentarista de futebol. Nas chanchadas da década de 50, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava em filmes da Atlântida Cinematográfica.

Em 1957 estreou na TV Rio o 'Noite de Gala'. Em 1959, estreou o programa 'Só Tem Tantã', mais tarde chamado de 'Chico Total'. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, TV e cinema, sempre com humor inteligente, Chico se aventurou no jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções como 'Hino ao Músico' e 'Rancho da Praça XI'.

O humorista estava na Rede Globo desde 1968 onde se destacou em programas como 'Escolinha do Professor Raimundo' e 'Chico Total'. Sua últimas participações na emissora foram em 2009 no especial 'Chico e Amigos' e no 'Zorra Total', em 2010.

Pouco tempo depois de receber alta, Chico se apresentou ao lado de Tom Cavalcanti o show 'Chico.Tom'. "Ainda estou muito debilitado. Para mim, o mês de agosto não passou, fui eu que passei por agosto. Tem três coisas que me deixam muito triste. A principal é não poder andar. Mas, se Deus quiser, até mês que vem já posso fazer isso. Vou começar a fisioterapia agora", disse Chico antes da apresentação.

Chico era irmão do cineasta Zelito Vianna - pai de Marcos Palmeira. Ele também é tio da atriz e diretora Cininha de Paula - mãe da atriz Maria Maya, filha do diretor Wolf Maya. Entre as ex-mulheres, estão Nancy Wanderley, Rose Rondelli, Regina Chaves, Alcione Mazzeo, e Zélia Cardoso de Mello, com que teve dois filhos, Rodrigo e Vitória. A empresária Malga Di Paula foi sua última esposa. Ele deixa oito filhos.

O Dia Online

Nenhum comentário: