sexta-feira, 29 de julho de 2011

TRE-RJ cumpre mandados de busca e apreensão na prefeitura de Magé

Fiscais recolheram documentos e folhas de pagamento dos últimos 2 meses.

Eleitores de Magé vão eleger um novo prefeito na cidade no domingo (31).

Do RJTV

A dois dias da eleição para prefeito, fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cumpriram, nesta sexta-feira (29), mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura de Magé, na Baixada Fluminense. Os agentes apreenderam documentos e folhas de pagamento dos últimos dois meses.

195704_149211125149556_4622874_n

Anderson Cozzolino Prefeito de Magé.

No domingo (31), os eleitores de Magé vão eleger um novo prefeito. O TRE-RJ montou um forte esquema de segurança.

O Ministério Público investiga denúncias de favorecimento político. Os mandados foram expedidos depois que o MP recebeu denúncias de que alguns servidores que apoiavam determinado candidato teriam sido favorecidos. Para o MP, o pagamento de uma gratificação sem fundamento teve fins eleitorais.

De acordo com os promotores, uma bonificação foi concedida a funcionários que fazem campanha para o candidato ligado à atual gestão: Werner Saraiva, da coligação entre PT do B e PTC. O Ministério Público também investiga se a prefeitura teria favorecido o candidato da situação com a emissão irregular de licenças para vans de transporte alternativo.

A nova eleição foi convocada porque, em 2010, a então prefeita de Magé, Núbia Cozzolino, e o vice-prefeito Rozan Gomes da Silva, tiveram os mandatos cassados por abuso de poder político e econômico. Núbia já estava afastada do cargo desde 2009, sob suspeita de formação de quadrilha e desvio de dinheiro público.

Ações

Por causa das denúncias, os promotores vão mover duas ações contra doze pessoas. Entre elas, Werner Saraiva e seu candidato a vice, Paulo Roberto Portugal. O atual prefeito, Anderson Cozzolino, também é alvo das ações do MP. Ele assumiu a prefeitura depois que sua irmã, Núbia Cozzolino, e o vice-prefeito, Rozan Gomes, tiveram os mandatos cassados.

O prefeito nega que haja favorecimento de qualquer candidato. "Essa gratificação que eu dei é a dos professores que eu dou, de R$ 200, desde 28 de fevereiro, quando eu mandei para a Câmara e foi aprovada", justificou Anderson Cozzolino.

O candidato a prefeito, Werner Saraiva (PT do B) e o candidato a vice, Paulo Roberto Portugal (PTC), negaram que haja irregularidades na campanha e se disseram vítimas de perseguição política.

Propaganda irregular

Também nesta sexta, fiscais do TRE voltaram a recolher placas com propaganda irregular. Na quinta (28), eles apreenderam R$ 29.600 na casa de um cabo eleitoral. Segundo o TRE, ele trabalharia para Nestor Vidal, que concorre à prefeitura pelo PMDB. Em nota, o candidato disse que o cabo eleitoral não trabalha em sua campanha e afirmou ser vítima de uma sabotagem.

Para garantir a segurança dos eleitores de Magé, TRE e forças de segurança pública se uniram para montar um forte esquema de segurança. De acordo com o TRE, 720 homens das polícias Militar, Civil e Federal vão estar nas ruas. O esquema vai contar, ainda, com 40 policiais federais e 120 homens da Polícia Civil nas ruas.

Cerca de 530 policiais militares, inclusive do Batalhão de Operações Especiais (Bope), estarão a postos. A segurança será reforçada, ainda, com dois helicópteros: “Nós teremos policiamento no local de votação e nos arredores. Todo o efetivo orientado para que não haja nenhuma tolerância com ilicitudes eleitorais”, disse o coronel Marcos Jardim, do comando de policiamento da Baixada.

Denúncias

O Tribunal Regional Eleitoral recebeu denúncias da armação de uma sabotagem para provocar um apagão na cidade e para impedir o funcionamento das urnas, no domingo, e de que haveria poucos ônibus e vans, o que dificultaria a chegada dos eleitores às seções eleitorais. O TRE informou que está preparado para enfrentar os problemas, caso eles realmente ocorram.

G1 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: