sábado, 23 de julho de 2011

Presa servidora acusada de coação de eleitores em Magé

A equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral, do Rio de Janeiro, e agentes da Polícia Federal prenderam, em Magé, a coordenadora do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro de Maria Conga. Viviane Santos Alves de Araújo é acusada de coagir funcionários e pacientes do posto a fazerem a campanha do candidato a prefeito Werner Saraiva,da Coligação 'Magé para os mageenses' (PTdoB/ PTC).

A servidora havia sido denunciada pela Promotoria de Justiça à 110ª Zona Eleitoral, com outros dois servidores do posto, por ameaçar os pacientes de não atendimento caso não apresentassem título de eleitor; não colocassem em suas residências placa de apoio ao candidato ao Prefeito Werner Saraiva e não votassem no candidato.

Foram denunciados também e afastados da função os servidores Anderson Bezerra do Nascimento e Danielle Cristina da Cunha. Eles foram denunciados pela prática do crime previsto no artigo 301 do Código Eleitoral (usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados não sejam conseguidos). A pena é de quatro anos de até quatro anos de prisão e multa. A coordenadora foi denunciada por ter praticado sete vezes o crime e os demais servidores uma vez.

O Ministério Público ofereceu também denúncia na 148ª Zona Eleitoral (Vila Inhomirim) contra o Coordenador do PSF Vila Serrana II (Fragoso), William Valença de Oliveira, por ameaçar gravemente pessoas que não declararam voto a Werner Saraiva. O servidor também foi afastado de seu cargo.

As eleições suplementares para os cargos de Prefeito Municipal e Vice-Prefeito de Magé estão marcadas para o próximo dia 31 de julho, em função da cassação da ex-Prefeita Núbia Cozzolino e de seu vice, Rozan Gomes.

Blog Justiça e Cidadania - O Dia Online

Nenhum comentário: