domingo, 31 de julho de 2011

'Circo pega fogo' e pede marcação cerrada de Marta Rocha nas urnas de Magé

Aline Custódio e Talita Corrêa

Mesmo que, pela primeira vez em quase três décadas, a família Cozzolino fique de fora da disputa política da cidade de Magé, já era de se esperar um domingo de eleições com o “circo pegando fogo”.

A chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marta Rocha, circula entre as zonas eleitorais de Magé Foto: Cléber Júnior

Já que a ex-prefeita Núbia Cozzolino (PMDB) foi cassada e posteriormente substituída pelo irmão, Dinho Cozzolino, então presidente da Câmara de Vereadores, hoje, outros seis sobrenomes se envolvem num verdadeiro palanque de guerra para assumir a prefeitura.

Foto: Cléber Junior

Não à toa, a chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marta Rocha, circula desde as 7h30 da manhã deste domingo entre as zonas eleitorais, a fim de supervisionar e acalmar o ânimo dos 161 mil votantes do município e seus candidatos.

As denúncias de boca de urna, principalmente na escola estadual José Veríssimo, maior colégio eleitoral da cidade, têm sido a principal dor de cabeça da delegada, que permanece até esta hora acompanhada do desembargador Luiz Zveiter, presidente do TRE-RJ.

A Polícia Federal, Civil e Rodoviária Federal reuniram 190 homens para ajudar na fiscalização. A Polícia Militar, com 530 soldados trabalhando neste domingo, já está com reforço no policiamento da região desde primeiro de julho, e tem o apoio dos batalhões de Choque e o de Operações Policiais Especiais (BOPE). Mais 80 viaturas e dois helicópteros, sendo um sobrevoando o município e outro de prontidão para eventuais necessidades, ilustram o clima de alerta.

Marta Rocha e Luiz Zveiter supervisionam eleições

Marta Rocha e Luiz Zveiter supervisionam eleições Foto: Cléber Júnior

Punições e fiscalização em Magé

Um sargento da PM já foi detido ao conduzir um carro com o porta-malas lotado de material de campanha, como panfletos e adesivos. Em frente ao José Veríssimo, um outro homem foi flagrado com o bolso cheio de cartões de divulgação de um dos candidatos, mas precisou ser liberado pela polícia, já que ainda não havia sido visto distribuindo o material aos eleitores.

Também por boca de urna, um eleitor que estava no bairro de Surui foi detido e levado para o Forum de Vila Inhomirim. Já em Santo Aleixo, houve a apreensão de um carro de som em funcionamento.

Ouvidoria do TRE

A propaganda partidária, em dia de eleição, constitui em crime punível com detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de R$5 a R$15 mil.

De acordo com o ouvidor ouvidor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Sergio Lucio de Oliveira, denúncias sobre boca de urna e outras irregularidades nas eleições dos mageenses, podem ser feitas através do número de telefone 3513.8198 até às 19h de hoje.

Extra Online

Nenhum comentário: