domingo, 31 de julho de 2011

Chefe de segurança e mais dois são detidos em eleições para prefeito de Magé

POR HELVIO LESSA

Rio - O chefe da segurança pública de Magé e outras duas pessoas foram detidas nas novas eleições para prefeito no município do Estado do Rio. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o responsável pela segurança da cidade, um policial militar conhecido como Renatinho, foi pego com uma arma e dinheiro. Ainda de acordo com o TRE, outro dos detidos fazia boca de urna e o terceiro foi pego circulando com um carro de som no município.

Em um dos colégios eleitorais de Magé, Anderson Cozzolino foi acusado de fazer boca de urna ao entrar mais de uma vez no local de votação. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Luiz Zveiter, ameaçou deter o político, que alegou ter voltado ao Colégio Estadual José Veríssimo apenas para acompanhar a irmã Núbia.

Um outro policial que fazia a segurança de um dos colégios eleitorais foi visto conversando com o candidato Werner Benites, candidato a prefeito. O juiz de fiscalização eleitoral, Orlando Felitosa, resolveu afastar o agente por suspeita de envolvimento político indevido.

O pleito é marcado pela cassação dos mandatos de Núbia Cozzolino e Rozan Gomes, prefeita e vice-prefeito eleitos em 2008, que foram condenados por abuso de poder político e econômico e uso indevido de meios de comunicação. Cinco urnas apresentaram defeito e foram substituídas.

O TRE-RJ chegou a pedir a ajuda do Exército para o trabalho de fiscalização das eleições, o que acabou não acontecendo. Polícia Civil, militar, polícia federal e rodoviária federal acompanham o pleito.

Os eleitores comparecem às urnas desde as 8h para definir os novos prefeito e vice, após a cassação de Núbia Cozzolino e Rozan Gomes, eleitos em 2008. Eles foram condenados por abuso de poder político e econômico, além de uso indevido de meios de comunicação.

Há seis chapas inscritas para a disputa em Magé, que ocorrerá até as 17h:

PCdoB - Ezequiel Siqueira da Conceição (prefeito) e Maria das Graças Melo de Souza (vice-prefeita);
PSOL - Octaciano Gomes Ramos (prefeito) e Thelma Regina Lodi Castro (vice-prefeita);
PPS - Genival Ferreira Nogqueira (prefeito) e Eduardo Domingos Marques (vice-prefeito);
PT - Álvaro Alencar de Oliveira Rodrigues (prefeito) e Gutemberg Oliveira de Assunção (vice-prefeito);
PTdoB e PTC - (Coligação "Magé para os Mageenses") - Werner Benites Saraiva da Fonseca (prefeito) e Paulo Portugal (vice-prefeito);
PMDB, PSDB, PSL e PSC - (Coligação "Magé no rumo certo") - Nestor de Moraes Vidal Neto (prefeito) e Cláudio Ferreira Rodrigues (vice-prefeito).

Com informações do Terra

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: