segunda-feira, 8 de abril de 2013

Número de rurtos e roubos a turistas no Rio é 50% maior do que em 2011

Foram registrados 383 casos em janeiro desse ano.
Turistas relatam que sensação de insegurança na cidade é grande.

Do G1 Rio

Às vésperas da realização de grandes eventos na cidade, o Rio de Janeiro assiste, preocupado, ao aumento do número de furtos e roubos a turistas. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), só em janeiro deste ano, foram 383 casos, cerca de 12 registros por dia. O número é 6,4% maior que o de 2012. Já comparado a 2011, o índice é 52,5% superior, conforme mostrou o Bom Dia Rio.

São casos como o que aconteceu na manhã de domingo (7), na Lapa, quando três argentinas foram assaltadas bem perto da Catedral Metropolitana do Rio. Elas foram abordadas por dois homens e obrigadas a entregar as mochilas. Um dos criminosos foi preso. Neste fim de semana começou a funcionar um cinturão de segurança montado pela Polícia Militar montado nos principais pontos do Parque da Tijuca.

“A sensação de insegurança é enorme. Eu chego aqui todo com medo de abrir minha câmera, de montar. A gente fica inseguro. Mesmo com PM passando, a gente não tem segurança”, afirmou Camilo Dornellas, coordenador de treinamento.

Garantir a segurança de quem vive e de quem visita a cidade é um desafio. Para isso, nesse final de semana homens da tropa de elite da Polícia Civil, policiais militares e bombeiros fizeram simulação que reuniu mais de 500 pessoas. O treinamento faz parte de um curso de preparação de agentes que vão atuar em grandes eventos.

G1 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: