segunda-feira, 8 de abril de 2013

Morre aos 87 anos a ex-premiê britânica Margaret Thatcher - Mundo

Inglaterra - A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morreu, nesta segunda-feira, aos 87 anos vítima de um acidente vascular cerebral, informou seu porta-voz, lorde Bell. "Com grande tristeza Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz após um derrame nesta manhã", disse Bell em um breve comunicado.

                                 Conhecida como Dama de Ferro, ex- primeira ministra do Reino Unido morre aos 87 anos | Foto: Divulgação

Conhecida como Dama de Ferro, ex- primeira-ministra do Reino Unido morre aos 87 anos | Foto: Divulgação

Thatcher foi a única mulher que chegou ao posto de primeira-ministra no Reino Unido e ficou no poder entre 1979 e 1990. Foi durante seu mandato, em 1982, que ocorreu a Guerra das Malvinas, que envolveu a Argentina a o Reino Unido.

Nascida em 13 de outubro de 1925 em Grantham (norte da Inglaterra), a política conservadora procedia de uma família humilde.

Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica. Sua chegada ao poder significou uma completa transformação do Reino Unido: a "Dama de Ferro", como ficou conhecida pelo seu estilo autoritário de governo, apoiou a privatização de indústrias estatais e do transporte público (trens e ônibus); empreendeu uma reforma dos sindicatos, que praticamente foram retirados do poder; diminuiu impostos e gastos públicos e adotou uma flexibilização trabalhista.

Grande perda para a Inglaterra

David Cameron caracterizou Thatcher como uma "grande britânica e a rainha Elizabeth 2ª falou com tristeza sobre sua morte. "Foi com grande tristeza que soube da morte de Thatcher. Perdemos uma grande líder, uma grande premiê e uma grande britânica", disse o primeiro-ministro na conta oficial de Downing Street no Twitter.

Um porta-voz do Palácio de Buckingham disse em comunicado que "a rainha ficou triste em receber a notícia da morte da baronesa Thatcher. Sua Majestade enviará uma mensagem reservada de solidariedade à família".

Segundo o gabinete britânico, ela terá um funeral com o mesmo status da Rainha Mãe e da Princesa Diana, segundo seu próprio desejo.

Em dezembro do ano passado, a ex-premiê foi internada para uma cirurgia de retirada de um tumor na bexiga . Ela sofria de demência e, nos últimos anos, apareceu poucas vezes em público.

Com informações do IG e EFE

O Dia Online

Nenhum comentário: