domingo, 14 de abril de 2013

Circulação de vans está proibida na Zona Sul a partir da segunda-feira

Fiscais já vão estar orientados a apreender veículos e aplicar multas.
Transportes não poderão circular por 11 bairros da Zona Sul.

A partir de segunda-feira (15), a Prefeitura do Rio monta um esquema especial de fiscalização para garantir que vans e kombis não circulem em 11 bairros da Zona Sul da cidade. Serão 24 pontos de bloqueio para evitar o acesso dos motoristas desses veículos na região. Nesses locais, eles serão orientados a retornar e cumprir um trajeto que será determinado por homens da Guarda Municipal e da CET-Rio.

Segundo o decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes, que entra em vigor na segunda, a circulação das vans e kombis está proibida em Botafogo, Humaitá, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Jardim Botânico, Gávea, Vidigal, São Conrado e Rocinha.

Restrição a  vans e kombis (Foto: Editoria de Arte / G1)

Nas zonas de interceptação os fiscais já vão estar orientados a apreender o veículo e multar os condutores. Além da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar, a força tarefa, composta por 300 homens, contará com o apoio de agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar, CET-Rio e Secretaria Municipal de Transportes. Mais de cinquenta reboques estarão à disposição da coordenadoria.

As operações se estenderão também para a região da Rocinha, em São Conrado, do Itanhangá, na Barra da Tijuca, no Centro da cidade e na Leopoldina. Nesses locais equipes vão orientar os motoristas de Vans e usuários sobre a melhor maneira de pegar outra condução para seguirem seus destinos. Os motoristas que poderão circular pelas duas linhas permitidas pelo decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes, do último dia 10, também serão avisados sobre o ponto em que deverão retornar. Será permitida circulação de vans nas seguintes linhas:

I - PARQUE DA CIDADE X GÁVEA (VIA FASHION MALL) CIRCULAR - Estrada da Gávea (próximo à Rua Tenente Francisco Mega), Estrada da Gávea, Auto Estrada Lagoa – Barra (pista sentido Barra da Tijuca), Retorno próximo à Estrada do Joá, Auto Estrada Lagoa – Barra (pista sentido Lagoa), Auto Estrada Lagoa – Barra, Rua Engenheiro Amandino de Carvalho, Avenida Prefeito Mendes de Moraes, Avenida Niemeyer, Avenida Delfim Moreira, Avenida Epitácio Pessoa, Avenida Borges de Medeiros, Rua Gilberto Cardoso, Praça Nossa Senhora Auxiliadora, Rua Mário Ribeiro, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Marquês de São Vicente, Estrada da Gávea, Estrada da Gávea (próximo à Rua Tenente Francisco Mega).

II - PARQUE DA CIDADE X FASHION MALL (VIA GÁVEA) CIRCULAR - Estrada da Gávea (próximo à Rua Tenente Francisco Mega), Estrada da Gávea, Rua Cedro, Rua Mary Pessoa, Rua Marquês de São Vicente, Rua Arthur Araripe, Rua Padre Leonel Franca, Retorno sob a pista da Auto Estrada Lagoa – Barra, Avenida Padre Leonel Franca, Rua Mário Ribeiro, Avenida Borges de Medeiros, Avenida Delfim Moreira, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Niemeyer, Largo da Macumba, Estrada da Gávea, Rua Cedro, Rua Mary Pessoa, Estrada da Gávea, Estrada da Gávea (próximo à Rua Tenente Francisco Mega).

Em função da proibição da circulação de vans na região, a secretaria de Transportes determinou que os consórcios operadores do sistema de ônibus urbanos reforcem as linhas que circulam ou se dirigem à Zona Sul, e também as linhas que atendem a Rocinha e o Vidigal. Haverá reforço nas seguintes linhas:

546 - São Conrado X Leblon - Via Estrada Da Gávea / Rocinha
591 - Leme X São Conrado - Via Copacabana / Rocinha
592 - São Conrado X Leme - Via Rocinha
593 - Leme X São Conrado - Via Rocinha
521 - São Conrado X Botafogo - Via Copacabana
522 - São Conrado X Botafogo - Via Jóquei
460 - São Cristóvão X Leblon - Via Túnel Rebouças
461 - São Cristóvão X Ipanema - Via Túnel Rebouças
110 - Rodoviária X Jardim de Alah - Via Túnel Rebouças
111 - Rodoviária X Jardim de Alah - Via Elevado / Rebouças
550 - Cidade de Deus X Gávea
555 - Rio das Pedras X Gávea
557 - Rio das Pedras X Copacabana
2329 - Recreio x Castelo - Via Av. Sernambetiba
2333 - Recreio x Castelo - Via Av. das Américas
2115 - Pechincha X Castelo
2335 - Santa Cruz X Castelo
2334 - Campo Grande X Castelo

Esquema especial metrô

O Metrô Rio opera em sistema de prontidão operacional nesta segunda-feira. A medida foi tomada para atender a possibilidade de aumento na demanda de usuários em consequência da proibição da circulação das vans na Zona Sul.

Nas plataformas da Linha 1 haverá aumento do número de agentes para orientar os usuários que normalmente não utilizam freqüentemente o transporte.

A concessionária ressalta que, se necessário, estenderá o horário de funcionamento da operação para atender o aumento da demanda. Também haverá reforço no serviço do Metrô Na Superfície e na venda dos bilhetes avulsos.

G1 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: