sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PMs ficam feridos após confronto com traficantes na Vila Cruzeiro

Gustavo Carvalho - O Globo

Quatro policiais militares ficaram feridos, no final da noite desta quinta-feira, após um ataque de traficantes aos PMs da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio. Na ação, um homem foi preso e um fuzil foi apreendido.

De acordo com a polícia, o confronto ocorreu por volta das 23h. PMs da UPP Parque Proletário abordaram dois suspeitos em uma moto no Campo do Ordem e Progresso, na Vila Cruzeiro. O homem que estava na garupa do veículo atirou nos policiais, que revidaram. Houve intensa troca de tiros. No confronto, um dos criminosos chegou a ser baleado, mas conseguiu fugir. O motorista, identificado como Leandro de Araújo Carvalho, de 20 anos, foi preso em casa. O acusado já possuía anotações criminais por porte ilegal de arma e associação para o tráfico.

O cabo Rafael Sales de Oliveira ficou levemente ferido por estilhaços durante o tiroteio na Vila CruzeiroO cabo Rafael Sales de Oliveira ficou levemente ferido por estilhaços durante o tiroteio na Vila Cruzeiro Foto: Fernando Quevedo / Agência O Globo

Após o episódio, por volta das 23h30m, um grupo de criminosos efetuou disparos contra o contêiner da UPP da Vila Cruzeiro. Um PM, que não teve o nome divulgado, foi atingido no ombro. Ele foi socorrido pelos próprios colegas, que o colocaram na viatura e seguiram em direção ao hospital. No caminho, entretanto, o carro bateu em um poste e outros dois PMs ficaram feridos. Os três foram encaminhados para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha.

Policiais de outras UPPs do Complexo da Penha seguiram para o Campo do Ordem parar tentar localizar os criminosos e se depararam com cinco homens armados de fuzis. Houve um novo confronto. Após o tiroteio, os traficantes fugiram deixando para trás um fuzil AK-47, calibre 762.

O clima ainda é tenso na região. O policiamento foi reforçado durante toda a madrugada. A polícia suspeita que os dois ataques desencadeados pelos bandidos aos PMs possam ter sido motivados pela prisão de um traficante, também ocorrida na noite desta quinta-feira. O caso foi registrado na 22ª DP (Penha).

Desde a inauguração, no dia 28 de agosto do ano passado, as UPPs do Parque Proletário e da Vila Cruzeiro vêm registrando confrontos entre policiais e traficantes, que terminaram com pessoas feridas. No dia 17 de janeiro, quatro moradores foram atingidos por balas perdidas após uma troca de tiros que durou meia hora. Em novembro do ano passado, oito bandidos teriam atirado contra um carro da PM na localidade do Grotão, e também contra um contêiner da UPP Merindiba, na mesma comunidade.

Tensão também na UPP de Manguinhos

No Complexo de Manguinhos, também na Zona Norte, uma confusão entre moradores e policiais UPP da comunidade assustou quem passava pela Avenida dos Democráticos. A via chegou a ficar fechada por pelo menos cinco minutos após pessoas atirarem pedras contra veículos, ferindo o motorista de um ônibus. O Batalhão de Choque da PM chegou a ser acionado para reforçar o policiamento na favela. Moradores acusam policiais de terem baleado um homem no pé, no fim da tarde desta quinta-feira.

Extra Online

Nenhum comentário: