quarta-feira, 4 de julho de 2012

Delegado diz que inocentes morreriam se houvesse reação durante resgate de bandido

Por Vania Cunha

Rio - Em ação cinematográfica, mais de 15 traficantes fortemente armados invadiram nesta terça-feira, a 25ª DP (Engenho Novo) e resgataram de dentro da carceragem o segundo homem na hierarquia da quadrilha da Favela do Mandela, em Manguinhos.

Diego de Souza Feitosa, o DG, saiu pela porta da frente da distrital três horas após ser preso, segurando fuzil e protegido pelos comparsas, que ainda trocaram tiros com os policiais no meio da rua. A ação durou três minutos e começou às 14h27.

Policiais do Core durante buscas aos criminosos que invadiram a delegacia do Engenho Novo | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Policiais do Core durante buscas aos criminosos que invadiram a delegacia do Engenho Novo | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

A violência assustou moradores. Armados com fuzis e metralhadoras israelenses, bandidos fecharam a Rua General Belford com pelo menos dois carros e duas motos.

“Eles entraram no bar e atiraram contra dois policiais civis que almoçavam. Eles revidaram e foi um desespero, todo mundo se jogando no chão. Foram muitos tiros”, contou o aposentado Jorge Fernandes, 80.

Um agente da delegacia que estava no bar ficou ferido no braço, quando rolou no chão para revidar o ataque criminoso. Outro policial machucou uma perna. As marcas dos disparos ficaram na vitrine do bar, em veículos e muros. Cápsulas foram recolhidas pela perícia.

Em seguida, os criminosos entraram na delegacia, gritando: “Só queremos o preso”. Os policiais e as pessoas que registravam ocorrências foram obrigados a deitar no chão. Duas mulheres passaram mal e foram atendidas por uma ambulância.

Com um alicate, os criminosos cortaram o cadeado da cela e entregaram um fuzil à DG. Ele tinha mandado de prisão pendente. Na fuga, o bando trocou tiros de novo com os policiais. Há informações de que o próprio chefão do tráfico na região, Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto, participou.

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou que “não dá para aceitar uma coisa dessas. Isso não é novo no Rio e já aconteceu em outras ocasiões. Nós não estávamos mais tendo esse tipo de situação. Não tem como dizer que isso não é ruim”.

Segundo o delegado Antenor Lopes, os agentes não reagiram dentro da unidade porque havia muitas pessoas. “Uma reação causaria um banho de sangue”. Segundo Lopes, os 15 criminosos são do Mandela, Manguinhos e Jacarezinho. Veja o vídeo do delegado comentando o resgate:

Foto: Divulgação

Traficante preso com moto roubada e duas granadas

O traficante DG foi preso às 8h30 por policiais do 22º BPM (Maré). Os militares se depararam com o bandido quando patrulhavam o entorno da comunidade de Manguinhos, onde os batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Choque faziam operação.

DG fugiu em moto roubada, com cobertura de outros criminosos. Foi perseguido até a entrada do Jacarezinho, quando colidiu com Uno. Os comparsas fugiram para lá. “Ele estava com duas granadas na cintura.

Assim que o identificamos, 13 policiais do Grupamento de Ações Táticas cercaram o Hospital de Bonsucesso, onde ele foi socorrido com ferimento no nariz”, contaram o sargento Carlos Calimam e o cabo Alexandre Pereira.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia

DG no momento em que foi preso | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

O criminoso foi levado para a 21ª DP (Bonsucesso), mas foi autuado na delegacia do Engenho Novo, que era central de flagrantes. Estava com dois documentos falsos e um rádio com suas iniciais. No momento do resgate, sete policiais da Corregedoria da instituição faziam inspeção de rotina.

A chefe de Polícia Civil, Martha Rocha, determinou ação imediata na recaptura de DG. Na tarde de ontem, agentes de diversas delegacias fizeram incursões nas favelas, com apoio de blindados e helicóptero. Uma moto foi apreendida.

Resgates ousados de outros presos

Desde a década de 80, bandidos demonstram ousadia em resgates de comparsas. O de José Carlos Reis Encina, o Escadinha, em 1985, foi um dos mais rumorosos. O traficante — morto em 2004 — foi resgatado por um helicóptero dentro do extinto Presídio Cândido Mendes.

Em 2001, 20 homens invadiram a Polinter para resgatar presos. No dia 25 de maio deste ano, 10 criminosos com fuzis libertaram seis adolescentes infratores que seguiam num camburão do Degase na Linha Vermelha. Só três foram recapturados.

Segundo o especialista em segurança, Paulo Storani, as delegacias funcionam como repartições públicas e fatos como o de ontem são passíveis de ocorrer.

Bandidos invadem posto bancário de hospital e roubam malote de dinheiro

A invasão de bandidos ao Hospital Souza Aguiar para assaltar um posto bancário também assustou quem estava por perto, na manhã desta terça-feira.

Quatro homens roubaram uma agência do Banco Santander no pátio da unidade de saúde, no Centro. De acordo com policiais do 5º BPM (Praça Harmonia), dois criminosos entraram primeiro na agência, desarmados, às 10h30.

Em seguida, o terceiro bandido entrou, rendeu seguranças e roubou as armas deles. O trio, que teria tido a cobertura de um quarto comparsa do lado de fora, roubou dinheiro dos caixas e um malote. O valor levado não foi revelado. Um médico teria tido R$ 4 mil roubados pela quadrilha.

Outra cliente também teria sido vítima de roubo. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que desconhece que algum funcionário do hospital tenha sido assaltado e que a responsabilidade pela segurança da agência é do Santander.

O bando, que entrou pela frente da unidade, saiu pelos fundos. A assessoria do Santander informou que não comenta assaltos e está disponibilizando informações à Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), que investiga o caso.

O Dia Online

Nenhum comentário: