domingo, 4 de dezembro de 2011

Ex-jogador de futebol Sócrates morre em São Paulo

São Paulo - O ex-jogador Sócrates, de 57 anos, morreu na madrugada deste domingo. O ídolo da torcida corintiana estava internado desde a sexta-feira na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein e, segundo boletim divulgado pelo hospital, morreu às 4h30 (horário de Brasília) depois de uma infecção generalizada.

De acordo com o hospital, o estado de saúde de Sócrates era grave na manhã de sábado e ele respirava com a ajuda de aparelhos. Ele chegou a apresentar uma melhora após uma mudança nos medicamentos, mas não resistiu.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sócrates teve um choque séptico, que é uma infecção causada por uma bactéria. O ex-jogador começou a passar mal depois de comer estrogonofe em um restaurante em Alphaville, na região metropolitana de São Paulo, com a esposa e um amigo. Os médicos não confirmam se o prato causou a doença.

Essa foi a terceira internação do Doutor em apenas quatro meses. Em agosto e setembro deste ano, Sócrates precisou ser internado por complicações no fígado, que provocaram uma hemorragia digestiva - ele nunca escondeu o gosto pelo consumo de bebidas alcoólicas, mas, agora debilitado e bem mais magro, garante ter se livrado do problema.

Carreira marcada por vitórias

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, "Doutor Sócrates", "Magrão" ou simplesmente Sócrates, nasceu em Belém-PA, no dia 19 de fevereiro de 1954. Não se destacou apenas com a bola nos gramados, onde mostrava classe, inteligência e técnica. Foi um dos fundadores da Democracia Corintiana (que visava a uma maior participação dos jogadores nas decisões do clube) e participou do movimento pelas Diretas Já (campanha por voto para a eleição presidencial).

Irmão mais velho de Raí, outro famoso jogador de futebol, começou sua carreira como jogador no Botafogo de Ribeirão Preto e logo chegou ao Corinthians, clube pelo qual fez 297 jogos, marcou 172 gols, é considerado um dos maiores ídolos de todos os tempos e conquistou três Campeonatos Paulistas: 1979, 1982 e 1983. Doutor Sócrates também passou por Fiorentina (ITA), Flamengo e Santos.

Pela seleção brasileira, Sócrates disputou duas Copas do Mundo, em 1982 e 1986. Em sua primeira participação, Sócrates fez parte do time com Júnior, Falcão, Toninho Cerezo, Zico & Cia. que encantou o mundo, mas perdeu para a Itália no jogo que ficou marcado como a Tragédia do Sarriá, estádio no qual o Brasil foi derrotado no Mundial disputado na Espanha.

Em campo, Sócrates sempre se destacou por sua qualidade, jogava com a cabeça em pé e comandava o meio de campo com passes precisos (fez do passe com calcanhar uma de suas características). E Sócrates sempre foi arma no ataque, chegava com facilidade e fazia gols.

Luta contra alcoolismo

Sócrates admitiu que era dependente de álcool e que foi internado em agosto por causa de hemorragia digestiva devido ao alcoolismo. O ex-jogador disse que ia parar de beber para se recuperar totalmente, mas foi para o Hospital às pressas por conta de nova hemorrogia por hipertensão portal. Sócrates deixa mulher e seis filhos.

As informações são do IG

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: