terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Lula pode deixar hospital ainda hoje após quimioterapia

São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ter alta médica nesta terça-feira por volta das 21h após passar bem pela terceira sessão de quimioterapia, segundo informaçãlo da assessoria do Hospital Sírio-Libanês.

Lula chegou ao hospital e permanece internado desde segunda-feira. O médico responsável pelo tratamento, Roberto Kalil Filho, informou que o ex-presidente reagiu de forma surpreendente ao tumor na laringe com redução de 75% após duas sessões de quimioterapia.

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, esteve nesta segunda-feira visitando Lula. Entre os assuntos tratados, política e sobre o estado de saúde do pai do ministro que também está internado no Sírio-Libanês.

O ex-presidente foi diagnosticado com câncer em 29 de outubro. Na época, os médicos informaram que o tumor tinha agressividade “média” e decidiram iniciar o tratamento quimioterápico dois dias depois.

Os exames foram realizados sob pressão da presidenta Dilma Rousseff, que também teve câncer. Em evento na Amazônia em outubro, Lula reclamou de rouquidão excessiva e revelou medo de descobrir que tinha câncer. Dilma, que também se trata com Kalil, ligou para o médico e pediu que o ‘arrastasse’ para o hospital. Desde então, Lula tem descansado no apartamento da família em São Bernardo do Campo.

Foto:Reprodução do site 'Daily Mail'

Lula passou a noite bem após a quimioterapia e pode deixar o hospital nesta terça-feira | Foto: Divulgação

Segunda fase do tratamento pode causar mais rouquidão

O ex-presidente Lula passará por sessões de radioterapia durante período que varia entre três e seis semanas. O presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Anderson Silvestrini, explica que essa fase do tratamento é feita com um aparelho que emite radiação para matar as células do tumor.

“A radiação é sobre uma parte específica do corpo, diferentemente da quimioterapia, que é feita com medicamentos ingeridos ou injetados, atingindo o corpo inteiro.”

Silvestrini diz que Lula poderá sentir, como efeito colateral, piora da rouquidão, dificuldade para engolir e diminuição da saliva.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: