domingo, 11 de dezembro de 2011

Corrida em benefício a doação de medula reúne 3 mil participantes

Rio - A terceira edição da Corrida e Caminhada Com você, pela vida – Doe medula óssea reuniu cerca de 3 mil participantes na manhã deste domingo, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. O evento, promovido pela Fundação do Câncer (www.cancer.org.br), marcou a abertura da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea e mobilizou 406 pessoas a se cadastrarem como doadores em unidade móvel do Hemorio.

Para o superintendente da Fundação do Câncer, Jorge Alexandre Cruz, o evento está se consolidando no calendário carioca de corridas e de conscientização sobre hábitos saudáveis. “A corrida é um dos principais eventos de mobilização promovidos pela Fundação. Nosso objetivo é estimular a adoção de práticas saudáveis, fundamentais para a prevenção do câncer, e conscientizar as pessoas para a importância da doação de medula óssea”, disse.

Pódio

No percurso de 10km, com 35’22’’, Ivandro Bernardo dos Santos ficou em primeiro lugar na categoria masculino. Os segundo e terceiro lugares ficaram para José Pinheiro de Sousa e Marcos Antonio Gomes de Lima que completaram o percurso em 35’40'' e 36’39’’, respectivamente. No feminino, Raimunda Fonseca chegou primeiro com 40’45’’, seguida por Monique Floret Guedes e Cristiane Sousa Braga, com 43’48'' e 50’21''. Todos receberam um troféu da Fundação do Câncer.

No percurso de 6 km, masculino, a primeira colocação coube a Ricardo Marinho da Silva, com 20’14’’. Na segunda posição, Rafael Ferreira dos Santos, 20’32’’, e na terceira, Rafael Vitor Max da Costa, 21’23’’.  No feminino, Luciene de Souza Barbosa foi a primeira colocada, com 25’55, seguida por Almerita Rosa dos Santos, com 26’24’’, e Kavin Mercedes, com 27’18’’.

Como doar medula óssea

Para se tornar um doador é preciso procurar o hemocentro da cidade, onde será coletada uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchido um formulário com dados cadastrais. Qualquer pessoa, entre 18 e 55 anos de idade e que não tenha doença infecciosa transmissível pelo sangue pode se cadastrar. Se for verificada compatibilidade com algum paciente, o doador é, então, convocado para fazer testes confirmatórios e realizar a doação.

O transplante de medula óssea é um tratamento indicado para pessoas com doenças de sangue, como leucemias, linfomas e alguns tipos de anemias. Informações no site do INCA – www.inca.gov.br – ou pelo telefone (21) 2506-6064.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: