terça-feira, 9 de agosto de 2011

TRE-RJ diploma Nestor Vidal prefeito de Magé

Município teve de fazer nova votação após cassação de Núbia Cozzolino.
Posse do novo prefeito foi adiantada após ela ser detida dentro da prefeitura.

Do G1 RJ

O prefeito eleito de Magé, Nestor Vidal, foi diplomado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro em sessão extraordinária no Plenário da Corte na tarde desta terça-feira (9). A posse do prefeito acontecerá na quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores da cidade.

nestor_vidal_mage_wilton_junior_ae_28072011_288

Posse do novo prefeito foi adiantada após Núbia Cozzolino ser detida dentro da prefeitura.

A data da posse foi adiantada pelo TRE após a prefeita cassada Núbia Cozzolino ser levada para a delegacia na semana passada para prestar esclarecimentos sobre denúncias de que estaria manipulando o sistema da folha de pagamentos do Município para apagar informações sobre "funcionários-fantasmas”, segundo informações do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Ex-prefeita de Magé é detida (Foto: Cleber Junior/O Globo)

Ex-prefeita de Magé foi levada para delegacia na
semana passada (Foto: Cleber Junior/O Globo)

Núbia confrontou pessoas que faziam uma manifestação em frente à delegacia. Segundo o MP,  a Justiça afastou a ex-prefeita de suas funções como servidora do Estado (atualmente cedida à Prefeitura de Magé) e proibiu a entrada dela na Prefeitura.

O município teve de fazer uma nova votação por causa da cassação dos candidatos eleitos em 2008, a prefeita Núbia Cozzolino (PMDB) e o vice Rozan Gomes da Silva (PSL). Eles perderam o mandato por abuso de poder político, econômico e utilização indevida de meios de comunicação. Assumiu interiamente a prefeitura o presidente da Câmara de Vereadores de Magé, Anderson Cozzolino, irmão de Núbia.

Nestor Vidal (PMDB) foi eleito prefeito de Magé, na Baixada Fluminense, no domingo, 31 de julho. Ele disputou o cargo com outros cinco concorrentes. O resultado foi anunciado pelo Tribunal Regional Eleitoral no mesmo dia: Vidal obteve 68,62% dos votos válidos. O seu principal adversário, Werner Saraiva, teve 23,82% dos votos. Eleitores lotaram a praça principal do Centro de Magé, para comemorar com o político a eleição.

Forte esquema de segurança

Fisciais apreenderam cartazes em Magé (Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

Fisciais apreenderam cartazes em Magé
(Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)

Durante mais de um mês antes da votação e 31 de julho, fiscais do TRE recolheram propaganda irregular de candidatos e reprimiram crimes eleitorais no município.

Foi montado um esquema especial de segurança que contou com equipes das polícias civil, militar e rodoviária federal. O policiamento foi reforçado, ainda, com dois helicópteros. A chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha esteve na cidade para acompanhar a eleição.

G1 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: