Município teve de fazer nova votação após cassação de Núbia Cozzolino.
Posse do novo prefeito foi adiantada após ela ser detida dentro da prefeitura.
Do G1 RJ
O prefeito eleito de Magé, Nestor Vidal, foi diplomado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro em sessão extraordinária no Plenário da Corte na tarde desta terça-feira (9). A posse do prefeito acontecerá na quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores da cidade.
Posse do novo prefeito foi adiantada após Núbia Cozzolino ser detida dentro da prefeitura.
A data da posse foi adiantada pelo TRE após a prefeita cassada Núbia Cozzolino ser levada para a delegacia na semana passada para prestar esclarecimentos sobre denúncias de que estaria manipulando o sistema da folha de pagamentos do Município para apagar informações sobre "funcionários-fantasmas”, segundo informações do Ministério Público do Rio de Janeiro.
Ex-prefeita de Magé foi levada para delegacia na
semana passada (Foto: Cleber Junior/O Globo)
Núbia confrontou pessoas que faziam uma manifestação em frente à delegacia. Segundo o MP, a Justiça afastou a ex-prefeita de suas funções como servidora do Estado (atualmente cedida à Prefeitura de Magé) e proibiu a entrada dela na Prefeitura.
O município teve de fazer uma nova votação por causa da cassação dos candidatos eleitos em 2008, a prefeita Núbia Cozzolino (PMDB) e o vice Rozan Gomes da Silva (PSL). Eles perderam o mandato por abuso de poder político, econômico e utilização indevida de meios de comunicação. Assumiu interiamente a prefeitura o presidente da Câmara de Vereadores de Magé, Anderson Cozzolino, irmão de Núbia.
Nestor Vidal (PMDB) foi eleito prefeito de Magé, na Baixada Fluminense, no domingo, 31 de julho. Ele disputou o cargo com outros cinco concorrentes. O resultado foi anunciado pelo Tribunal Regional Eleitoral no mesmo dia: Vidal obteve 68,62% dos votos válidos. O seu principal adversário, Werner Saraiva, teve 23,82% dos votos. Eleitores lotaram a praça principal do Centro de Magé, para comemorar com o político a eleição.
Forte esquema de segurança
Fisciais apreenderam cartazes em Magé
(Foto: Alba Valéria Mendonça/G1)
Durante mais de um mês antes da votação e 31 de julho, fiscais do TRE recolheram propaganda irregular de candidatos e reprimiram crimes eleitorais no município.
Foi montado um esquema especial de segurança que contou com equipes das polícias civil, militar e rodoviária federal. O policiamento foi reforçado, ainda, com dois helicópteros. A chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha esteve na cidade para acompanhar a eleição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário