quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Novo prefeito de Magé tomará posse no dia 10 de agosto, diz TRE-RJ

Nestor Vidal (PMDB) foi eleito no domingo (31), com mais de 68% dos votos.
Segundo o TRE-RJ, a diplomação vai ocorrer na terça-feira (9).

Rodrigo Vianna Do G1 RJ

Um dia após o tumulto envolvendo a ex-prefeita de Magé, na Baixada Fluminense, Núbia Cozzolino, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) informou, nesta quinta-feira (4), que o prefeito eleito Nestor Vidal (PMDB) vai tomar posse na próxima quarta-feira (10). Segundo o TRE-RJ, a diplomação vai ocorrer na terça-feira (9).

nestor_vidal_mage_wilton_junior_ae_28072011_288

Nestor Vidal foi eleito com 68,62% dos votos válidos no último domingo (31). Em nota oficial, o TRE informou que a decisão foi tomada, por unanimidade, em sessão plenária.

A nova eleição foi convocada porque, em 2010, a então prefeita de Magé, Núbia Cozzolino, e o vice-prefeito Rozan Gomes da Silva, tiveram os mandatos cassados por abuso de poder político e econômico. Núbia já estava afastada do cargo desde 2009, sob suspeita de formação de quadrilha e desvio de dinheiro público.

Ainda de acordo com a nota oficial, o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, entendeu, então, que o novo prefeito deveria assumir o cargo em até 24 horas após a cerimônia de diplomação. “Montamos a estrutura para que a prestação de contas seja examinada e julgada em 24h, o que permite que a diplomação seja na terça-feira e a posse, na quarta”, justificou ele.

O prazo para que o candidato eleito, Nestor Vidal, apresente as contas de campanha encerra-se nesta sexta-feira (5). Originalmente, de acordo com o TRE-RJ, o pedido formulado pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) solicitava que a posse ocorresse até o dia 31 de agosto.

Zveiter, porém, propôs que a solenidade fosse marcada na quarta-feira (10). Caso a Câmara Municipal desobedeça a determinação do TRE-RJ, um procedimento criminal vai ser aberto contra o presidente da Câmara e atual prefeito, vereador Anderson Cozzolino. Ele também vai ser previamente intimado para cumprir a decisão.

Confusão

Na quarta-feira (3), Núbia Cozollino foi levada para a delegacia para prestar esclarecimentos sobre denúncias de que ela estaria manipulando o sistema da folha de pagamentos do Município para apagar informações sobre "funcionários-fantasmas”.
Um servidor municipal também foi levado para a delegacia com a ex-prefeita. Núbia confrontou pessoas que faziam uma manifestação em frente à delegacia.

Segundo o Ministério Público do Rio (MP-RJ), uma medida cautelar acolhida pela Justiça na quarta à tarde, após o ocorrido, afastou a ex-prefeita de suas funções como servidora do Estado (atualmente cedida à Prefeitura de Magé) e proibiu a entrada dela na prefeitura.

Folha de pagamentos

Ex-prefeita de Magé é detida (Foto: Cleber Junior/O Globo)

Ex-prefeita de Magé foi detida durante confusão
(Foto: Cleber Junior/O Globo)

Segundo o MP, Núbia e o servidor estavam, na manhã de quarta, na sala onde se elabora a folha de pagamentos dos funcionários municipais, no momento em que oficiais cumpriam mandados de busca e apreensão em decorrência das denúncias. Foram apreendidos seis computadores que estavam trancados em um armário.

Procurada pelo G1, a ex-prefeita de Magé afirmou que é funcionária concursada do estado, professora há 33 anos, e que está cedida ao gabinete como assessora do prefeito interino, Anderson Cozzolino, seu irmão.
"Eu estava conferindo a folha de pagamento dos médicos de Piabetá, quando chegou um oficial de Justiça e alegou usurpação de função pública e me levou à delegacia."

Ela afirma que prestou esclarecimentos e que nem terminou de conferir a folha de pagamento que ficou com o delegado da 65ª DP (Magé). "Nem sei como os funcionários vão receber," disse a ex-prefeita. Com relação ao tumulto em frente à delegacia, ela disse que "quando chegou já estava na porta do local a promotoria, a oposiçao e a imprensa. Com certeza isso é uma armação."

G1 - Rio de Janeiro

Nenhum comentário: