segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Homem morto em shopping já havia sido assaltado oito vezes

POR BRUNO MENEZES

Rio - Em vídeo da TV O DIA, o irmão de André Luiz de Andrade Maciel, de 39 anos, morto na noite do último sábado, disse acreditar que, se a morte aconteceu em reação a assalto, foi para salvar as vidas das três crianças que estavam no carro. Marcus Vinícius de Andrade ainda revelou que ele e André Luiz, baleado logo após sair do Norte Shopping, já tinham sido assaltados oito vezes juntos.

A mãe de André Luiz, Ana Maria de Andrade, 66, revelou que o filho amava o Rio, lugar onde nascera, mas que acabou sendo o lugar que tirou a vida o filho. Para ela, o Estado deve investir em políticas de preservação da vida humana, para que ninguém mais sofra.

Disparo entrou pela janela

André Luiz de Andrade Emaciel, de 39 anos, foi morto com tiro na axila esquerda no interior seu Corsa Classic na noite do último sábado. Segundo a polícia no local, ele era seguido por dois carros, um Renault Sandero e um Honda Civic. Baleado, ainda conseguiu dirigir até a Rua Pedras Altas, ao lado do shopping, onde parou o veículo.

Foto: <br />Felipe O'Neill / Agência O Dia

Crime ocorreu perto do NorteShopping no último sábado | Foto: Felipe O'Neill / Agência O Dia

Os autores do disparo fugiram e a vítima foi encaminhada ao Hospital Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu. As três crianças foram levadas para as suas casas, sem terem sofrido nenhum ferimento. A Delegacia de Homicídios (DH) investiga o caso. O corpo de André Luís foi enterrado nesta segunda-feira, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Sulacap.

André foi baleado por volta das 20h. Policiais que investigam o crime já periciaram o carro e foram para as ruas ouvir testemunhas e colher mais informações ontem. O veículo apresentava apenas uma perfuração visível, justamente na janela do lado do motorista.

A informação de que ele iria ao shopping foi passada para policiais por pessoas que se identificaram no local do crime como conhecidos ou parentes da vítima. Por meio da sua assessoria de imprensa, o NorteShopping informou que não comenta casos de Segurança Pública da cidade.

Crianças vão ser ouvidas

As três crianças que foram testemunhas do crime perto do NorteShopping, no Cachambi, Zona Norte, vão ser ouvidas nesta terça-feira, afirmou o delegado assistente da Delegacia de Homicídios, Giniton Lages, nesta segunda-feira. Ainda de acordo com Lages, não há dúvida de que o crime se trata de uma tentativa de assalto. Uma das crianças que estavam no carro é o filho da vítima.

Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

Enterro do corpo de André Luiz | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia

Violência em centros comerciais

A morte de André Luiz perto do Norte Shopping fechou uma semana violenta nos arredores ou até mesmo dentro de shoppings da cidade. Os estabelecimentos, geralmente considerados seguros, e suas ruas próximas foram palcos de um sequestro relâmpago, execuções e ‘saidinhas de banco’.

Na noite de terça, um sequestro relâmpago, iniciado na Gávea, terminou no Fashion Mall, em São Conrado, no momento em que a jovem mais rica do mundo, a francesa Athina Onassis, estava no centro comercial. A polícia conseguiu prender dois criminosos envolvidos.

Na noite de quarta-feira, três homens foram presos após uma ‘saidinha de banco’, dentro do Center Shopping, em Jacarepaguá. Ainda na madrugada de quarta, aconteceu o episódio mais violento: três pessoas foram executadas no estacionamento do Bangu Shopping.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: