segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Nestor Vidal vai governar Magé por um ano e meio

Candidato do PMDB teve 68,62% dos votos válidos, contra 23,82% de Werner Saraiva, apoiado pela ex-prefeita Núbia Cozzolino, que foi afastada da prefeitura

POR HELVIO LESSA

Rio - Nestor Vidal (PMDB) foi eleito ontem o novo prefeito de Magé. Segundo o TRE, ele recebeu 68,62% dos votos válidos, contra 23,82% de Werner Saraiva (PTdoB), 4,69% de Álvaro Alencar (PT), 1,62%, de Genivaldo Ferreira, o Batata (PPS), 0,84% de Octaciano Ramos (PSOL), e 0,41% de Ezaquiel Siqueira da Conceição (PCdoB). A eleição fora de época foi para substituir a ex-prefeita Núbia Cozzolino, afastada por acusação de irregularidades. Nestor será o prefeito até a eleição municipal de 2012.

Foto: Carlo Wrede/ Agência O Dia

Ele acompanhou a apuração no comitê do partido e saiu para festejar. “O passado da política do município fez com que, infelizmente, as autoridades tomassem essas medidas de segurança. Vamos virar essa página triste”, disse o novo prefeito de Magé.

A eleição foi monitorada e com forte esquema de segurança. Segundo o TRE, 34.039 dos 159.364 eleitores aptos não foram às urnas, o que representa 21,36% do eleitorado da cidade. Apenas sete das 459 urnas precisaram ser substituídas.

Material de propaganda irregular foi apreendido e, segundo o TRE, três pessoas foram detidas. Uma por uso de carro de som e duas por boca-de-urna. Entre eles, o ex-chefe da Guarda Municipal Renato Abreu, que foi levado para o 34º BPM. Os dois outros foram liberados após assinatura de termo de compromisso, e Abreu após o fim da votação.

Um PM foi retirado da Escola Municipal Raphael Cozzolino a pedido do juiz Orlando Feitosa e da promotora Allana Poubel. Eles consideram inadequada a postura do militar durante conversa com o candidato Werner Saraiva.

O juiz contou que flagrou o policial militar batendo papo com o candidato, com os braços debruçados no carro do político, em vez de fazer a segurança da votação. O magistrado considerou isso incompatível com sua função.

Votação sob forte sistema de segurança

Forte aparato, incluindo helicópteros e filmagem, marcou as eleições municipais de Magé. Policiais militares, civis, federais, rodoviários e agentes da Core, da Corregedoria da Polícia Civil e do Batalhão Florestal cercaram as zonas eleitorais do Centro, de Piabetá e de Fragoso.

Na porta do Colégio Estadual José Veríssimo, onde ocorreram vários incidentes, o presidente do TRE, desembargador Luiz Zveiter determinou a saída do prefeito Anderson Cozzolino, o Dinho. Zveiter foi informado por fiscais que seria a quarta vez que o político havia ido ao local de votação. Dinho alegou, no entanto, que fora apenas numa ocasião, para votar.

O DIA ONLINE

Nenhum comentário: