domingo, 10 de outubro de 2010

Programa inspirado no Bolsa Família exigirá acompanhamento escolar

Letícia Vieira

Cartão Família Carioca

As famílias mais carentes passarão a ficar mais atentas ao desempenho escolar de seus filhos. É o que pretende a Prefeitura do Rio ao implementar o Cartão Família Carioca a partir de novembro.

O programa será uma complementação ao Bolsa Família, atendendo cerca de 95 mil famílias (442 mil pessoas) com renda mensal per capita de até R$ 108.

Para receber o benefício, de cerca de R$ 90, haverá condições vinculadas à Educação que serão verificadas a cada bimestre. No Cartão Família Carioca, o aluno deve estar presente em 90% das aulas, desde a creche até o 9° ano.

Outro ponto principal é a exigência da participação do responsável nas reuniões bimestrais. O benefício será cortado após o segundo mês de descumprimento. Para as crianças que estão matriculadas em creches ou participam do Programa Primeira Infância Completa (PIC), a exigência é de comparecimento dos pais em 80% das reuniões do projeto Escola de Pais.

— As diretoras contam que há muitas faltas entre os alunos do segundo segmento pelo trabalho infantil. Não tenho dúvida de que o cartão $ajudar na melhoria dos resultados desses alunos — afirma a secretária municipal de Educação, Claudia Costin.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, o programa vai fazer com que o Rio não tenha mais famílias na linha da pobreza.

— O investimento em Educação fará com que as famílias não dependam do programa no futuro — garante o prefeito.

Casos de Cidade: Extra Online

Nenhum comentário: