segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Novo projeto da Transoeste aumenta custos em mais de R$ 100 milhões

Trajeto será estendido de Santa Cruz até o Centro de Campo Grande.
Prefeitura promete construir Transoeste até as Olimpiadas de 2016.

Do RJTV

 

A Prefeitura do Rio anunciou mudanças no projeto da Transoeste, um dos corredores exclusivos para ônibus BRT, sistema inteligente de transporte, que o município promete construir até as Olimpíadas de 2016. O trajeto que iria da Barra da Tijuca até Santa Cruz vai aumentar para os dois lados e o custo da obra vai subir em R$ 100 milhões.

“Você vai ter um BRT saindo aqui da Barra, vindo pelo litoral, em direção à Zona Oeste. Você vai ter um outro cortando aqui, fazendo uma ligação com subúrbio, indo até a Ilha do Governador, que tá aqui. Você tem um outro cortando o maciço da Pedra Branca, chegando em Deodoro, na Avenida Brasil. E você tem o outro da Avenida Brasil chegando até o Centro da cidade”, explica o prefeito Eduardo Paes.

De todos esses corredores, só a Transoeste está em obras. O viaduto está em construção e começou a duplicação de vias e perfuração do Túnel da Grota Funda. A prefeitura promete terminar a via até 2012.

No projeto original, a Transoeste ligava a Barra da Tijuca até Santa Cruz. Mas a Transoeste foi ampliada. O trajeto agora será estendido de Santa Cruz até o Centro de Campo Grande. E no outro extremo, na Barra, o corredor irá até o Jardim Oceânico.Com a mudança, o BRT da Transoeste passa a ser o maior em tamanho, aumentando de 32 para 56 quilômetros. Uma nova licitação será realizada para o novo trajeto. Com a ampliação, o custo total da obra passa de R$ 692 milhões para R$ 800 milhões.

O BRT é um sistema com ônibus articulado, que terá faixas exclusivas. O projeto das estações está pronto. Elas terão estrutura em aço e portas automáticas.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

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