quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mudanças no policiamento do Rio começam nesta sexta-feira

Últimos arrastões fizeram PM antecipar projeto de policiamento aéreo

POR VANIA CUNHA

Rio - A Polícia Militar confirmou, na noite desta quinta-feira, que vai reforçar as ações em áreas de maior incidência de crimes com a implantação do patrulhamento aéreo, como uma nova estratégia da corporação para inibir ações de bandidos em arrastões pela cidade. Como o Dia Online já havia noticiado com exclusividade horas antes, o projeto começou a ser analisado no início deste ano e segue padrões que já são aplicados em cidade de São Paulo. A medida começará a funcionar nesta sexta-feira e também contará com reforço de viaturas comuns e motocicletas no patrulhamento.

Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia

Logo após os dois ataques, policiamento foi reforçado no Elevado Paulo de Frontin | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia

O policiamento aéreo poderá ser útil para passar informações aos PMs em viaturas e motos, sobre a movimentação de bandidos. Com uma visão privilegiada, as aeronaves poderão facilitar as ações de repressão por terra.

Helicópteros blindados

Uma frota de helicópteros comuns e blindados, já em processo de compra, vai reforçar o patrulhamento aéreo da Região Metropolitana da cidade. O projeto prevê a aquisição para o Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) da Polícia Militar de 16 aeronaves, que vão permitir vigiar as vias expressas, bairros e favelas.

“O uso do helicóptero no patrulhamento permite baixar os índices de violência, já que a presença dele inibe a ação de criminosos. Sem contar que este recurso como apoio permite a redistribuição das viaturas, aumentando a área de atuação e a eficácia do policiamento”, define o comandante do GAM, tenente-coronel Eduardo Ribeiro.
Seis dos helicópteros da nova frota serão Esquilos — leves e com o tamanho adequado para o patrulhamento. Todas as aeronaves receberão pintura chamada de Natu Green, uma tonalidade de verde que, dependendo do ângulo que se vê, muda de cor. É uma espécie de camuflagem para se adaptar a todo tipo de ambiente e dificultar a visualização pelos bandidos.

As aeronaves blindadas, do modelo Bell Huey 2, têm custo aproximado de R$ 6,9 milhões cada. Uma delas, americana, já batizada pelos PMs de ‘Sapão’, chegará ao GAM em janeiro. O aparelho receberá blindagem em toda a sua estrutura e transporta até 15 policiais. Também foi escolhido o modelo Black Hawk, com blindagem para suportar tiros de fuzil 7.62. Mesmo atingido, consegue pousar com segurança, já que possui duas turbinas. Os dois helicópteros serão usados tanto em ações de apoio ao Batalhão de Operações Especiais (Bope), quanto no resgate a vítimas de calamidades.

Nova onda de arrastões assusta motoristas

Uma nova onda de arrastões voltou a deixar motoristas desesperados no Rio. Em menos de 24 horas foram mais três ataques: um em Botafogo, nesta quarta-feira à noite; e dois no Elevado Paulo de Frontin, na saída do Túnel Rebouças, no Rio Comprido, a 200 metros de uma cabine da PM, na noite de terça-feira e na manhã de quarta-feira.

Mudança de comando na PM

Nesta quinta-feira, o comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, mudou o comando de 12 batalhões e cinco diretorias. Segundo informações da corporação, essas mudanças têm diversos motivos e parte já estava planejada. No entanto, depois dos acontecimentos das últimas semanas, essas modificações de combate aos criminosos se tronaram necessárias.

"O mais importante é que a PM, mais do simplesmente trocar pessoas, está analisando que mudanças podem ser feitas na forma de prestar o serviço da Segurança Pública à população. Algumas das mudanças têm critérios estritamente técnicos, como a nomeação do major Fábio Cajueiro no posto de coordenador de Análise Criminal. Cajueiro foi um dos principais criadores do atual sistema de estatística usado no Instituto de Segurança Pública, informava nota da corporação.

Ainda de acordo com informações da PM, outras alterações de comandantes acontecem por força de promoção de alguns oficiais, como é o caso de Copacabana, onde o então tenente-coronel Rogério Martins Seabra conseguiu grandes reduções nos índices de criminalidade e, uma vez promovido a coronel, deixa a unidade para ser diretor geral de Finanças da corporação.

"Os recentes assaltos que traumatizam alguns cidadãos e, por força da repercussão, causam abalo na sensação de segurança da maioria serão, com certeza, alvo de medidas rigorosas tanto do comando da corporação quanto por parte dos novos comandantes das áreas mais atingidas".

De acordo com informações enviadas por nota, a estratégia que a corporação adotou para combater estes crimes baseia-se na prevenção/repressão, através do mapeamento das áreas em que as atividades criminosas vêm acontecendo.

"É importante esclarecer que os roubos de veículos quantitativamente vem diminuindo em nosso estado e que a maior parte das mudanças de comando anunciadas, nesta quinta-feira, já haviam sido planejadas anteriormente. A oportunidade de que fossem realizadas agora, tem por objetivo fazer com que os comandantes nomeados se debrucem sobre essa nova metodologia de crime".

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: