quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Diretor diz que acidente com jato foi causado por pane

Rio - O diretor de operações da OceanAir Táxi Aéreo, Ricardo Santos, disse nesta quinta-feira que o acidente com o jato Learjet durante o pouso no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi causado por uma pane. De acordo com Santos, a aeronave não havia apresentado nenhum problema antes.

Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

Trabalho de remoção do jatinho da Baía terminou no final da tarde | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

Conforme o diretor, o piloto percebeu a falha logo depois de decolar do aeroporto. Ele, então, retornou ao Santos Dumont, que deslizou na pista, tentou parar com uma volta na pista, mas acabou caindo no mar. Para Santos, o piloto realizou o procedimento correto. "Foi uma operação segura, mesmo com a aeronave tendo parado no quebra-mar, a 2 m da cabeceira da pista. Foi um pouso de emergência seguro", afirmou.

Ainda segundo o diretor, a investigação vai determinar se a pane foi mecânica ou eletrônica. O problema cortou a comunicação do piloto com a torre e ele teve que acionar um dispositivo para avisar o comando que estava em uma emergência.

A empresa já iniciou a investigação, em conjunto com o Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), para apurar os motivos da pane. O diretor informou ainda que um relatório preliminar vai indicar a provável causa e deve ficar pronto em cinco dias. A análise mais aprofundada sobre o acidente deve sair em 30 dias, mas o prazo pode ser prorrogado até 90 dias.

Três pessoas estavam a bordo

O jato caiu com três pessoas a bordo. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o acidente ocorreu durante o pouso da aeronave, que deslizou na pista e ficou parcialmente submersa. As três pessoas foram resgatadas com vida.

"O avião não conseguiu pousar na pista. A Infraero resgatou os passageiros  que se encontram no Posto de Primeiros Socorros do aeroporto. As vítimas do acidente passam bem", informou a Infraero através de sua página no Twitter.

O plano de voo da aeronave incluía uma parada no Aeroporto Internacional Tom Jobim, onde a apresentadora Xuxa embarcaria para Recife - lá ela participaria de um desfile. Xuxa nem chegou a sair de casa. De acordo com a Infraero, o avião teria deslizado na pista depois de ter um dos pneus furados quando tentava pousar - o acidente ocorreu às 9h16.

O DIA ONLINE - RIO

Nenhum comentário: