sábado, 11 de dezembro de 2010

Falta de energia neste sábado atingiu 31 municípios do Rio, diz Light

Cinco bairros da capital ficaram sem luz por pouco mais de três horas.
Falha desligou duas subestações de Furnas às 11h13, segundo companhia.

Do RJTV

A interrupção no fornecimento de energia neste sábado (11) atingiu os 31 municípios do Rio de Janeiro atendidos pela Light, de acordo com a companhia. Todos, com exceção da capital, tiveram apenas quedas rápidas de energia. Ainda segundo a empresa, os bairros de Cosmos, Campo Grande, Jacarepaguá, Recreio e Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, ficaram totalmente sem luz por pouco mais de três horas.

Segundo Furnas Centrais Elétricas, às 11h13 deste sábado, uma falha desligou duas subestações de energia – uma no Grajaú, na Zona Norte, e outra em Jacarepaguá, na Zona Oeste – no momento em que técnicos faziam o reparo numa linha de transmissão. O sistema só foi normalizado, segundo a Light, às 14h25.

Faltando menos de 15 dias para o Natal, os lojistas de um shopping da Barra da Tijuca – um dos maiores da cidade – sentiram os efeitos do corte de energia que afetou o Rio na manhã deste sábado. Os corredores do shopping só voltaram a ficar cheios, por volta das 16h.

“Ficou complicado, perdemos muita venda”, lamentou uma vendedora.

“Todo mundo teve que sair, porque ninguém tinha como comprar nada e nem passar os cartões, porque ficou tudo fora do ar”, reclamou um lojista.

O diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, disse que ainda não sabe o que provocou o desligamento das subestações. “A partir de segunda-feira (13), a gente começa a colher informações para fazer a análise dessa ocorrência para ver a causa exata e tomar as providências para minimizar a repetição”, afirmou.

Metrô ficou parado duas horas

Após mais de duas horas paralisadas, as linhas 1 e 2 do metrô voltaram a operar, na tarde deste sábado. Segundo a Metrô Rio, a energia foi restabelecida às 13h50. A interrupção aconteceu por volta das 11h30. Apesar da paralisação no serviço, o transporte circulou sem atrasos durante a tarde.

Leia abaixo nota de Furnas, na íntegra:

"Eletrobras Furnas esclarece que nesse sábado, às 11h13, durante serviço de implantação da nova Subestação Zona Oeste (RJ), ocorreu uma atuação acidental no sistema de proteção da Subestação Grajaú, causando seu desligamento e afetando em sequência a Subestação de Jacarepaguá. As ações para recuperação do serviço tiveram início imediato e o fornecimento à Light foi normalizado às 12h03".

Gerador é acionado em aeroporto

O Aeroporto Santos Dumont, no Centro, também foi afetado pela falta de luz. Contudo, segundo a Infraero, o gerador de energia foi acionado e não houve cancelamento nem atraso de voos.

Problema na noite de sexta

Na sexta-feira (10), moradores da Zona Sul também sofreram com a falta de luz. O problema aconteceu em trechos de seis bairros. A Light informou que um defeito em um cabo de energia causou a pane que afetou Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Humaitá, Gávea e Lagoa. O problema aconteceu por volta das 18h45.

G1 - notícias em Rio de Janeiro

Nenhum comentário: