quinta-feira, 6 de setembro de 2012

PM afasta policiais envolvidos em tiroteio que matou mulher em Coelho Neto

Rio - Os dois policiais envolvidos na troca de tiros no PAM de Coelho Neto que matou Cláudia Lago de Souza, de 33 anos, estão afastados do serviço nas ruas e serão indiciados. A arma utilizada na ocorrência foi enviada para a perícia. As informações são da assessoria da PM.

O comando da corporação instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da ocorrência.

Enterro em clima de revolta

"Minha irmã foi pega de escudo e a polícia chegou atirando. O PAM só foi isolado depois que ela caiu no chão. Como o bandido atirou nela se a todo momento ele estava com a arma na cabeça da minha irmã?" questionou a dona de casa Luciléia Lago de Souza, irmã de Cláudia Lago de Souza, 33 anos, morta na madrugada desta quarta-feira ao levar um tiro no abdômen na unidade de saúde em Coelho Neto, Zona Norte.

Foto: Reprodução

Cláudia foi baleada no abdômen e morreu em hospital | Foto: Reprodução

Cerca de 200 pessoas compareceram ao enterro de Cláudia, por volta das 16h50 desta quarta-feira, no Cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita, entre elas o pai da vítima, Aurélio Lago de Souza, que chegou ao local em uma cadeira de rodas. O filho da vítima de 10 anos, também esteve no cortejo.

Muito abalado, o padrinho de Cláudia, o vigilante Alberto Carlos Murga e Silva, de 41 anos, desabafou: "Nota 0 para a polícia. Como o bandido agarrado com ela ia atirar no abdômen da Cláudia? Queremos saber a verdade. A polícia está despreparada e se os policiais seguissem o ônibus com as crianças a tragédia seria maior. Os PMs também recolheram a capsúla dos locais. O sargento queria ser herói e virou vilão" - disse Alberto.

Ao ser enterrado, o corpo da comerciante recebeu muitos aplausos. Luciléia diz ainda que a família vai processar o estado. "A situação toda mostra o despreparo do estado e como a polícia é fria. Minha irmã foi buscar ajuda para o filho e acabou morrendo. Alguém tem que pagar. Vamos processar" afirmou.

"Ela tinha medo da violência", diz marido

O marido de Cláudia, o balconista Daniel Soares de Oliveira, de 32 anos, revelou nesta quarta-feira que a esposa tinha receio de assaltos. "Ela evitava ir a lugares perigosos com medo da violência", disse Daniel, que mantinha relacionamento com Cláudia há 12 anos e mora há seis em Coelho Neto.

Cláudia morreu na madrugada desta quarta-feira no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes. De acordo com ele, o filho de 10 anos não presenciou a morte violenta da mãe. "Cláudia deixou nosso filho com o médico e foi buscar um medicamento. Meu filho não viu aquela cena. Hoje de manhã contei sobre a morte da mãe. Ele chorou muito", revelou.

Imagens de câmeras de segurança do PAM já estão com a 30ª DP (Marechal Hermes), que investiga a ação. A PM também abriu inquérito para saber de onde partiu o tiro que feriu Cláudia, feita de escudo humano pelo suspeito.

"Não sou perito e não quero acusar ninguém. Mas, segundo o médico, o tiro que matou minha esposa partiu de uma arma de grosso calibre. Não vou entrar no mérito de processar o estado e nem quero pensar nisso agora", afirmou Daniel.

Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

Enterro de Cláudia foi marcado por emoção e revolta dos familiares | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

O comandante do 2º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Rogério Leitão, não sabia ainda se o policial que estava na ocorrência atirara dentro do posto médico. “Torcemos para que o PM não tenha atirado”, disse.

Segundo o comandante, a ação foi muito rápida. “O bandido foi covarde em fazer uma refém e o policial teve muito pouco tempo para agir, por isso vamos investigar”, adiantou. Leitão disse ainda que a PM faz operações constantes no Morro da Pedreira e que um trabalho de Inteligência será feito para tentar identificar o foragido e prendê-lo.

O PM que seguiu o criminoso no PAM, e que não se identificou, disse que o homem estava muito nervoso e parecia estar drogado. O homem que dirigia o Gol morreu a caminho do Hospital Carlos Chagas e também não foi identificado.

No veículo foram apreendidos um radiotransmissor, um carregador de pistola e cápsulas deflagradas. Ainda muito assustados, os cinco funcionários do PAM de Coelho Neto só conseguiram sair da unidade após a perícia, por volta das 20h30.

Dia de fúria em Coelho Neto e Acari

Tiroteio em ruas de dois bairros e dentro de um posto médico, uma refém baleada no abdômen em estado grave e um ônibus com 40 crianças entre 10 e 12 anos sequestrado para dar fuga a um bandido.

O dia de fúria em Coelho Neto e Acari, na Zona Norte, na tarde desta sexta-feira, deixou ainda um criminoso morto e dúvidas sobre a ação de policiais militares.

Por volta das 14h30, policiais do 41º BPM (Irajá) desconfiaram de um carro Gol na altura de Fazenda Botafogo, em Acari. Dois homens que estavam no veículo tentaram escapar e trocaram tiros com a PM até o bairro vizinho de Coelho Neto.

O motorista foi baleado, e o comparsa invadiu o Posto de Atendimento Médico (PAM) do local. Um policial chegou a trocar disparos com o bandido no posto.

“Vou entrar para aterrorizar!”, gritava o criminoso em fuga com uma pistola 9mm na mão, à porta do PAM. Quando Cláudia foi ferida, o bandido correu para os fundos da unidade, pulou um muro e invadiu o Colégio Interativo.

Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia

Em fuga, bandido usou ônibus com 40 crianças de escola particular | Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia

Na porta da escola, um ônibus de turismo estava com cerca de 40 alunos que iriam para uma excursão. Segundo o motorista Marcos Ferreira, 56 anos, o homem entrou em sua cabine e disse: “Fica calmo que eu só quero fugir. Me leva para a (favela da) Pedreira”.

Marcos também contou na 30ª DP (Marechal Hermes) que manteve a calma, dirigiu pelo quarteirão e o criminoso desembarcou no Morro da Pedreira, que fica a 800 metros do colégio. Segundo ele, as crianças nada notaram.

“Foram muitos tiros. Nos jogamos no chão com medo. Foi desesperador, uma verdadeira guerra”, relatou a merendeira Nilza Braga, 53 anos, da Escola Municipal Montecarlo.

Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia

Bandido usou ônibus de turismo com 40 crianças para fugir | Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia

Funcionários do posto contaram que trancaram as salas impedindo a entrada do bandido. Tiros atingiram paredes na entrada e cadeiras e mesas foram jogadas no chão na correria.

Outro ataque na mesma rua

Na mesma Rua Oserley que aconteceu a ação cinematográfica desta terça-feira, na sexta-feira passada, dia 25, outro ônibus de turismo foi invadido por bandidos armados. Os turistas eram religiosos que iam para Aparecida do Norte, em São Paulo.

Na ocasião, 15 romeiros foram assaltados no fim da noite e perderam as bagagens de mão. Os assaltantes fugiram para o Morro da Pedreira, que faz divisa de Coelho Neto com Costa Barros, mesma favela para onde fugiu o bandido que invadiu o PAM e o ônibus com os alunos nesta terça.

O Dia Online

Nenhum comentário: