domingo, 16 de setembro de 2012

Polícia integrada na Baixada

Após chacina de nove pessoas, Mesquita ganhará central que une polícias Civil e Militar

Por
Flavio Araújo
Hilka Telles

Rio - Uma semana após a chacina de nove pessoas no Parque de Gericinó, em Mesquita, a Secretaria de Segurança Pública anunciou que a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) da Baixada está prestes a sair do papel e ser construída no município. O crime, que comoveu o estado, foi cometido por traficantes do bairro Chatuba, que tinham até acampamento na mata.

Policiais usaram helicóptero para vasculhar a mata em busca de jovem cujo corpo foi encontrado no Parque de Gericinó cinco dias após a morte | Foto: Severnino Silva / Agência O Dia

Policiais usaram helicóptero para vasculhar a mata em busca de jovem cujo corpo foi encontrado no Parque de Gericinó cinco dias após a morte | Foto: Severnino Silva / Agência O Dia

Para integrar o planejamento e a coordenação operacional das organizações policiais, a Risp será construída no terreno onde funcionava a antiga delegacia do município, que já foi demolida.

A verba para a construção da unidade está liberada pelo governo e o local foi visitado sexta-feira pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Ao aproximar geograficamente as polícias Civil e Militar, a Risp será o primeiro passo para a integração das duas polícias, já que todas as decisões serão tomadas em conjunto por um delegado e um coronel.

ESPAÇOS IGUAIS

A Risp da Baixada prevê até espaços iguais para as polícias Civil e Militar. “Um terá a sala ao lado do outro. O delegado será o diretor do 3º Departamento de Polícia de Área, da Polícia Civil, e o coronel será o comandante do 3º Comando de Policiamento de Área da PM, ambos com larga experiência na Baixada”, explica o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Segurança Pública, delegado Roberto Sá.

O modelo da Risp conta com setor de análise criminal integrado, no qual delegado e coronel terão que compartilhar tudo: das informações e ações conjuntas, ao cumprimento das metas estabelecidas. Serão sete Risp no estado: na capital, Centro e Campo Grande; em São Gonçalo; Volta Redonda;Campos; Três Rios; e Baixada. Cada uma concentrará Áreas Integradas de Segurança Pública, às quais estão atrelados os batalhões da PM e as delegacias.

Mais cadáveres encontrados na região

As estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, embora tenha havido redução no número de homicídios na Baixada, houve aumento do número de cadáveres ou ossadas encontrados nos últimos quatro anos.

Entre janeiro e julho de 2008, 187 cadáveres ou ossadas foram achados no Rio e 54, na Baixada. Após 2008, mudou: de janeiro a julho de 2012, 92 casos foram registrados na capital e o mesmo número na Baixada — 49,2% de redução no Rio e crescimento de 70,4% na Baixada.

No dia 8, nove inocentes foram assassinados na Chatuba, pelo menos oito no Parque de Gericinó. Entre as vítimas, estava um grupo de amigos adolescentes. Havia também uma ossada.

Cerca de 50 pessoas fizeram manifestação pela paz em Nilópolis.

O Dia Online

Nenhum comentário: