quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Conta de luz vai ficar mais barata

Plano do governo diminuirá encargos sobre energia. Medida vai baixar tarifa em 10%

Rio

Os consumidores domésticos vão pagar conta de luz mais barata a partir do ano que vem. Os valores devem ser reduzidos, em média, em 10% para os imóveis residenciais. No setor industrial, a queda prevista é ainda maior. Neste caso, a tarifa terá uma queda média de 20%. As alterações fazem parte do plano de redução do custo de energia elétrica que o governo elabora para apresentar no mês que vem.

O plano, segundo o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, é mais uma proposta de incentivo à economia em estudo pelo governo. O objetivo é acabar com alguns encargos por medida provisória a ser enviada ao Congresso Nacional.

No fim de julho, o ministro chegou a informar que encargos setoriais serão extintos para fazer o preço da energia elétrica cair. Lobão reconheceu que a energia na origem e na geração é barata. Mas, ao longo do caminho, vai encarecendo, devido aos encargos que incidem sobre todo o setor elétrico.

O governo estuda ainda promover a prorrogação das concessões, que vencem em 2015, mais uma vez para as empresas de energia elétrica. Mas condicionará a extensão ao compromisso das concessionárias de baixarem os preços das tarifas cobradas dos consumidores.
APÓS O ORÇAMENTO

O plano de redução do custo da energia começou a ser discutido no começo do ano, quando a presidenta Dilma Rousseff se reuniu com um grupo de empresários. Na ocasião, Dilma prometeu reduzir a energia elétrica. A avaliação final do plano vai verificar se o governo pode abrir mão de receitas de tributos.

Os números serão fechados logo após o envio do Orçamento de 2013 ao Congresso. O prazo para entrega do projeto de lei orçamentária termina na próximo sexta-feira.

O Dia Online

Nenhum comentário: